Delegada Mônica Gamboa recebe título de cidadã cotiana: “Adoro essa cidade”

Homenagem foi concedida pelo vereador Edson Silva durante a sessão dessa terça-feira (27); Mônica é a 1ª mulher no comando da delegacia da cidade 

Delegada Mônica Gamboa. Foto: Reprodução 

A delegada titular de Cotia, Mônica Gamboa, recebeu título de cidadã cotiana durante a sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira (27). A homenagem, aprovada por todos os vereadores, foi concedida por Edson Silva.

“É com muito orgulho que recebo esse título de cidadã cotiana. Eu adoro essa cidade. Cotia é minha casa”, disse Mônica na tribuna ao agradecer a homenagem.

Na justificativa, Edson menciona a relevância dos serviços públicos prestados pela delegada, “garantindo a ordem social da nossa cidade.”

Mônica é a primeira mulher na história de Cotia a assumir a titularidade da Delegacia de Polícia Civil. Ela assumiu o comando em setembro de 2023 no lugar do delegado Eymard Bertho Ferreira Júnior, que foi afastado por licença médica.

ALGUNS CASOS QUE MÔNICA ATUOU

Mônica ficou conhecida em Cotia como a ‘delegada do Pix’, em razão de sua atuação contra as quadrilhas que praticavam essa modalidade de crime na cidade. Liderando as investigações, ela e sua equipe conseguiram desmantelar diversos grupos criminosos, que tinham como preferência mulheres e idosos como vítimas.

Mas seu desempenho não foi apenas em relação aos sequestros-pix. Mônica atuou no caso da ex-modelo Aline Lopes, que foi asfixiada e carbonizada no Cotia Hall, antiga casa de shows que ficou conhecida como ‘Cracolândia de Cotia’. Os envolvidos no homicídio foram presos.

Em outra atuação, Mônica se debruçou no caso de racismo que ocorreu em um bar dentro do Open Mall The Square, na Granja Viana. A autora foi identificada e indiciada por ela, que não economizou palavras ao chamar o caso de “racismo escancarado”.

No caso mais recente, ela tomou à frente das investigações do latrocínio que ocorreu em 8 de dezembro do ano passado no condomínio Parque Rizzo II, em Cotia. Na ocasião, o jovem Kayke Tenório, de apenas 15 anos, foi morto com dois tiros à queima roupa durante um assalto em sua residência. Dois criminosos já estão presos, e a polícia agora procura o terceiro envolvido.

TRAJETÓRIA

Mônica é formada em Direito há 20 anos e atua como delegada há 17. É professora concursada da Academia de Polícia e especialista em Processo Penal. Também é autora de livros sobre Criminologia e Direito.

E o currículo dela é extenso: foi Delegada Operacional no GOE, Corregedora, Titular de DDM e Delegacia, Divisionária de Administração e Assistente em Seccional.
Postagem Anterior Próxima Postagem