Pela 1ª vez, Franco se manifesta sobre surto de gripe e diz que Cotia vai contratar mais plantonistas

Caos no atendimento nas unidades de saúde já acontece há mais de duas semanas, mas somente agora o prefeito de Cotia se manifestou sobre o assunto

Superlotação na UPA do Atalaia tem sido constante. Foto: Reprodução 


Na última semana, apenas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Atalaia foram mais de 68% de aumento na procura por atendimentos em casos de sintomas de gripe. A informação foi publicada nesta quarta-feira (29), pelo prefeito Rogério Franco, em suas redes sociais. 

No entanto, a superlotação na unidade citada pelo prefeito já vem acontecendo há, pelo menos, duas semanas, desde que o surto do vírus Influenza H3N2 chegou na região. Até a Grande Mídia esteve em Cotia denunciando o caos na UPA do Atalaia, mas nenhuma manifestação do prefeito e nem do secretário de Saúde tinham sido divulgadas.

Mas nas redes sociais, hoje, Rogério Franco decidiu comentar o assunto e afirmou que está “acompanhando de perto” o problema e que determinou à Secretaria de Saúde para contratar mais plantonistas para agilizar o atendimento de pacientes com sintomas de gripe.

“Seguimos com os trabalhos de combate à Covid-19 e vamos fazer tudo o que for preciso para garantir assistência aos moradores nesse momento em que o vírus H3N2 está avançando”, disse.


CAOS NO ATENDIMENTO 

Diariamente, pacientes têm reclamado da superlotação e da demora nos atendimentos nas unidades de saúde do município em razão do aumento de casos de gripe. A Secretaria de Saúde de Cotia afirmou que o motivo é um surto da nova variante do vírus influenza, o H3N2.

"A exemplo do que acontece em unidades de saúde em diversos estados, especialmente da região sudeste do Brasil, em Cotia, houve um aumento na procura por atendimento por parte de pacientes com quadro gripal dobrando o número de atendimentos nas últimas semanas. O motivo é o surto de H3N2", afirmou a secretaria ao Cotia e Cia, na semana passada.

O surto de gripe na cidade, inclusive, fez a Câmara Municipal suspender os atendimentos presenciais, segundo informou em nota.


A epidemia fez também com que a Prefeitura de Itapevi contratasse mais de 40 profissionais da saúde para dar conta dos atendimentos. O executivo ainda instalou um centro de combate à gripe, lado do Pronto-Socorro Central.
Postagem Anterior Próxima Postagem