Nova Raposo: sindicato solicita audiência pública em Cotia para discutir o projeto

Após realizar dois encontros - um em Vargem Grande e outro em SP – Artesp descartou audiência em Cotia, cidade que será mais impactada com o projeto

Raposo Tavares, Cotia. Foto: Vagner Santos 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região solicitou à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) uma audiência pública em Cotia para debater o projeto de mobilidade ‘Nova Raposo’.

A solicitação foi feita após Cotia e Cia confirmar com o órgão estadual que não haveria audiência na cidade. Vale ressaltar que Cotia será o município mais impactado com o novo projeto que está em fase de construção.

A Artesp realizou apenas dois encontros presenciais: no dia 28 de março, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER), e 3 de abril, na Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista.

SINDICATO COLOCOU SUBSEDE À DISPOSIÇÃO

No documento, o sindicato deixa o auditório de sua subsede em Cotia à disposição para a realização da audiência.

A entidade também propôs intermediar o contato com a população cotiana “que será exponencialmente afetada com as mudanças e intervenções preliminarmente propostas”.

“Em face do todo requerido e do todo supracitado, rogamos à Vossa Senhoria para marcação de referida audiência pública, inclusive com toda publicidade necessária para permitir a participação da maior quantidade de pessoas possíveis, para que possamos externar nossos anseios e preocupações, como consequência das grandes intervenções que se avizinham”, diz trecho do documento.

PEDÁGIOS

A proposta prevê a concessão do trecho da Raposo, entre Vargem Grande e São Paulo, passando por Cotia, à iniciativa privada, para ampliação da infraestrutura e manutenção.

Além disso, há um ponto do projeto que vem causando discussão e polêmica: a instalação de pedágios no sistema “free flow” (fluxo livre).

De acordo com a Artesp, nos trechos que correspondem a Cotia, serão instalados, ao todo, 5 pedágios - três na Raposo Tavares, um na Estrada da Roselâdia e um na Av. Dr. Odair Pacheco Pedroso (que liga Cotia a Embu das Artes).

Na Raposo, a previsão é que os equipamentos sejam instalados no km 24,7, km 29 e km 39,1. As tarifas variam de R$ 1,27 a R$ 2,30, nos dois sentidos da rodovia que pertencem a Cotia.

Ao longo da rodovia, a previsão é que sejam instalados mais três pedágios: um no km 11,8 – (R$ 0,62), um no km 15,1 (R$ 0,77) e outro no km 19,8 (R$ 0,92), também nos dois sentidos.


Na Av. Dr. Odair Pacheco Pedroso, está prevista a instalação de um pedágio próximo ao CT do São Paulo, cujo valor será de R$1,96, nos dois sentidos, conforme o projeto.

SUGESTÕES NAS AUDIÊNCIAS REALIZADAS

De acordo com a Artesp, nas duas audiências realizadas, entre as sugestões coletadas estão: a implantação de iluminação em trechos urbanos; obras de arte; duplicação; terceira faixa; corredor de ônibus; vias marginais, entre outros pleitos relacionados à segurança e mobilidade da população local.

“Todas as contribuições serão analisadas pela ARTESP, em conjunto com a Secretaria de Parceria em Investimento (SPI), para análise e verificação de implementação ao projeto”, disse o órgão.

Lote Nova Raposo

Além da Raposo Tavares, Estrada da Roselândia e Av. Dr. Odair Pacheco Pedroso, a concessão inclui também as rodovias Castello Branco (SP-280) e Prefeito Livio Tagliassachi (SPA 053/280).

O projeto visa beneficiar 14 municípios da região e prevê investimentos para duplicação de 27,7 km, implantação de 146,6 km de faixas adicionais, 48,3 km de vias marginais; 24 novos dispositivos, adequação de 41 novas obras de artes especiais; 38 novas passarelas e 73 pontos de ônibus.

O projeto prevê também melhorias em dispositivos de acesso e retorno, entre outras obras de infraestrutura viária, além de serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras. Esses investimentos devem gerar mais de 8,5 mil empregos, entre diretos e indiretos.

FREE FLOW

As rodovias também contarão com o sistema automático livre, pagamento da tarifa de maneira 100% automática (sistema free flow), que permite uma cobrança em relação ao trecho percorrido.

Segundo a Artesp, as vias atualmente sob concessão da ViaOeste terão as praças de pedágios convertidas em pórticos, o que permitirá uma redução em torno de 20% na tarifa quilométrica atual.

O projeto da Nova Raposo faz parte dos 1.800 km de rodovias qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), em fevereiro de 2023. O PPI-SP visa atrair investimentos privados, com o objetivo de “melhorar a prestação dos serviços públicos à população, ampliando as oportunidades de negócios, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo”.

CONSULTA PÚBLICA NA INTERNET

A consulta pública estará disponível na página oficial da ARTESP, até às 18h do dia 16 de abril. Os interessados em participar devem enviar as contribuições por meio do formulário disponibilizado no site, nos formatos Excel e PDF, para o endereço eletrônico novasconcessoes@artesp.sp.gov.br, identificando o assunto do e-mail como “Contribuições Consulta Pública 03/2024”.

Serão apreciadas apenas as contribuições que contenham identificação do participante e contato (e-mail e telefone), que estejam devidamente inseridas no formulário.
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