Restrição de atendimento no PS do Hospital de Cotia sobrecarregou rede municipal, diz prefeitura

Desde fevereiro de 2021, o PS da unidade só atende casos graves e urgentes; veja o que diz o Estado de SP sobre a mudança de atendimento

PS do Hospital Regional de Cotia. Foto: Neto Rossi / Cotia e Cia


Desde fevereiro de 2021, o Pronto Socorro (PS) do Hospital Regional de Cotia (HRC) está atendendo de portas fechadas. Ou seja, pacientes que eventualmente precisem de atendimento médico pré-hospitalar devem procurar alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cotia.


Ao Cotia e Cia, na época, a Secretaria de Estado da Saúde explicou que a mudança ocorreu devido ao agravamento das infecções causadas pela Covid-19. Por este motivo, segundo a pasta, o PS do hospital passou “por readequação de seu perfil assistencial”.

“Com o recrudescimento da doença [Covid-19], o pronto-socorro do Hospital Regional de Cotia passa por readequação de seu perfil assistencial e torna-se referenciado para casos da doença a partir de fevereiro. A partir disso, o fluxo de ingresso de todos os pacientes se dará a partir da rede primária de saúde”, disse em nota enviada em fevereiro de 2021.

No entanto, o motivo da mudança, segundo relatos de funcionários da unidade ouvidos pelo Cotia e Cia na época, seria porque o governo de São Paulo reduziu o valor do contrato com o Seconci, entidade responsável pela gestão da unidade em parceria com o estado [RELEMBRE AQUI]. 


Fato é que, com a restrição de atendimentos no PS do Hospital de Cotia, a procura nas unidades de saúde do município subiu 39%. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em nota enviada ao G1, até 2020, a média de atendimentos na UPA e nos pronto-atendimentos da cidade era de 23.915 consultas por mês. No último ano esse número passou para 33.185 consultas mensais.

A demora nos atendimentos resultou, até agora, em 17 denúncias no Ministério Público. Além disso, o número de queixas relacionadas à saúde também cresceu na Ouvidoria da prefeitura. Foram 131 reclamações em 2020, e no ano passado, 150 – um aumento de 14%. Esse ano, já são 37, de acordo com o G1.

O QUE DIZ O ESTADO SOBRE A MUDANÇA NO ATENDIMENTO 

Procurada pelo Cotia e Cia nesta quarta-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde explicou que o Hospital Regional de Cotia passou por referenciamento, conforme pactuado no início de 2021 pela pasta e secretarias municipais de Saúde em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR). 

O encontro, de acordo com a secretaria, definiu a priorização de casos graves e urgentes em determinados prontos-socorros estaduais, como é o caso do Hospital de Cotia, e o direcionamento da demanda de quadros leves aos serviços da rede de saúde municipal.

"Esta forma de atendimento referenciada iniciou-se em fevereiro de 2021 e ocorreu de forma gradual, com orientação à população e diálogos com a rede municipal, até ser totalmente implementado em maio do mesmo ano", disse em nota. 

O modelo, segundo a secretaria, é previsto pelo SUS para hospitais de alta complexidade, altamente equipados e capacitados para atender especialidades como oncologia, cardiologia e traumas, que é o caso da unidade. O Pronto-Socorro Obstétrico mantém o atendimento normal à demanda espontânea.

"Além de manter hospitais e auxiliar a rede pública, a Secretaria também mantém uma estratégia especial de gestão de leitos hospitalares com suporte da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) para dar prioridade à internação de pacientes com quadros graves. O sistema da Cross online funciona 24 horas por dia e verifica vagas disponíveis em hospitais do SUS em SP para as transferências" 

A Secretaria da Saúde de SP destacou ainda que no período de 2020 a 2022, o HRC realizou mais de 138,4 mil atendimentos a pacientes.






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