Ecovias confirma falha no sistema de frenagem; acidente deixou 13 feridos, incluindo duas vítimas graves
![]() |
| Imagem: Redes Sociais |
Imagens de câmeras internas flagraram o momento exato em que o motorista de um ônibus da linha 809A/10 perdeu o controle do veículo instantes antes de provocar um engavetamento envolvendo 16 veículos no km 17 da Rodovia Raposo Tavares, sentido São Paulo.
O acidente ocorreu por volta das 7h40 desta segunda-feira (17) e deixou 13 pessoas feridas, entre elas duas em estado grave.
A concessionária Ecovias Raposo Castello, responsável pelo trecho, informou que o coletivo apresentou falha no sistema de frenagem, o que impediu o motorista de evitar a colisão.
A concessionária Ecovias Raposo Castello, responsável pelo trecho, informou que o coletivo apresentou falha no sistema de frenagem, o que impediu o motorista de evitar a colisão.
“Nossa equipe operacional foi acionada imediatamente após o início do engavetamento e constatou que o ônibus sofreu uma falha mecânica, o que levou ao choque em cadeia”, disse a concessionária em nota.
As imagens (veja no final da matéria) mostram o ônibus avançando sem controle e atingindo motocicletas e automóveis que trafegavam na marginal da rodovia. No total, foram envolvidos um ônibus, duas motocicletas e 13 carros.
Ainda conforme a Ecovias, o resgate foi estruturado rapidamente devido ao número de envolvidos.
“Mobilizamos nossas equipes para atendimento simultâneo às vítimas e liberação da via. Todo o suporte necessário foi prestado no local”, informou a concessionária.
O acidente deixou 2 vítimas graves, 2 moderadas e 8 com ferimentos leves. Entre os atendidos, três foram socorridos pelo resgate, duas vítimas pela equipe da concessionária e oito pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Outros ocupantes dos veículos saíram ilesos.
A alça de acesso onde ocorreu o engavetamento foi liberada após a retirada dos veículos envolvidos. A Ecovias afirmou que não houve registro de congestionamento no trecho após a conclusão do atendimento.
Veja o vídeo abaixo:
