VÍDEO: Capivaras são vistas andando em frente a residenciais em Cotia

Flagrante foi feito pelo Cotia e Cia na noite de sábado (9); veja o que disse a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente 

Imagem: Anderson Fernandes / Cotia e Cia 

Um vídeo registrado pelo Cotia e Cia, na noite de sábado (9), mostra duas capivaras circulando pela Estrada Manoel Lages do Chão, em Cotia. O registro foi feito próximo a dois residenciais da região.

No entanto, segundo Anderson Fernandes, autor do registro, não haviam somente dois animais, mas sim, cerca de oito.



Essa não foi a primeira vez em que Anderson flagrou os animais na mesma região. Em 2021, ele também conseguiu fazer o registro de capivaras andando pelas ruas do bairro (RELEMBRE AQUI).

Apesar do aspecto dócil, especialistas alertam que as capivaras são animais silvestres e não devem ser alimentadas ou tocadas. Elas podem transmitir doenças como a febre maculosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato-estrela, que muitas vezes vive em sua pelagem. Por isso, o contato direto deve ser evitado.

Em áreas urbanas, a presença desses animais geralmente está ligada à proximidade de corpos d’água e à busca por alimento. Caso sejam avistadas nas ruas, o ideal é manter distância e não tentar capturá-las.

Em nota enviada ao Cotia e Cia, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente informou que é comum e frequente a presença destes animais pela cidade, especialmente em regiões de mata, córregos e rios. A orientação da pasta é para que os moradores não tentem se aproximar, interagir, alimentar e, em hipótese alguma, ferir estes animais.

"O natural é que eles se afastem e voltem para a região de mata. Em caso de emergência a Guarda Ambiental e a Polícia Ambiental devem ser acionadas, especialmente se algum animal silvestre invadir alguma residência, situação que não é comum acontecer", concluiu a nota. 

Postagem Anterior Próxima Postagem