Cotia é a melhor cidade do Brasil para fazer negócios na indústria, revela estudo

Levantamento destaca “menos burocracia” e “ótima localização” para atrair negócios, com “boas conexões de transporte”; veja

Portal turístico da cidade. Foto: Neto Rossi / Cotia e Cia 

Cotia é a melhor cidade para fazer negócios na indústria no Brasil. O setor responde por R$ 3,3 bilhões do PIB municipal, que soma R$ 6,7 bilhões. É o que aponta o ranking da consultoria Urban Systems, publicado pela EXAME.

Segundo o levantamento, o crescimento de estabelecimentos industriais na cidade foi “extremamente positivo”, passando de 0,34% em 2022 para 4,49% em 2023.

O estudo também aponta que a boa localização é uma das razões para a atração de negócios, com “boas conexões de transporte”.

De acordo com a Urban Systems, uma das ações de Cotia para atrair mais empresas foi facilitar a abertura de novos negócios.

A pesquisa destaca que, em junho, por exemplo, foi lançado um portal de aprovação digital de obras, para facilitar o recebimento de pedidos e envio de plantas e projetos, sem que os responsáveis precisem ir fisicamente até a prefeitura.

A Exame conclui que a prefeitura está construindo, em parceria com o governo federal, uma unidade do Instituto Federal de Tecnologia, que terá aulas de ensino médio técnico, para formar trabalhadores para as indústrias e outras empresas.

“Além disso, haverá ampliação da rodovia Raposo Tavares, que teve a renovação da concessão. Em um leilão no fim de novembro, a Ecorodovias arrematou a estrada e se comprometeu a fazer uma faixa adicional nas duas pistas, além de 43 km de vias marginais, o que facilitará o acesso à Cotia e região”, diz o texto.

Como funciona o ranking

O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

*Com informações da Revista Exame
Postagem Anterior Próxima Postagem