Metrô lança nova licitação da linha 22-Marrom, que ligará SP a Cotia; entenda

Sessão pública para o recebimento das propostas está marcada para o dia 15 de dezembro; saiba mais

Montagem da foto: Cotia e Cia 


O Metrô de São Paulo lançou, nesta quinta-feira (17), mais uma licitação para a linha 22-Marrom, que vai ligar São Paulo até Cotia.

A licitação tem como objetivo contratar uma empresa que execute investigações geotécnicas e sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas, dados necessários para subsidiar o anteprojeto da obra.

A sessão pública para o recebimento das propostas está marcada para o dia 15 de dezembro.


Em setembro foi anunciada a contratação do anteprojeto e estudos ambientais da Linha 22-Marrom do Metrô. Junto com o edital, foi publicado um termo de referência que revela informações importantes do projeto, e um deles é sobre as fases de implantação.

Conforme a publicação, a empresa contratada deverá prestar serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia "para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha".

Anteprojeto é o conjunto de documentos técnicos (desenhos, textos, plantas) relacionados a uma obra ou serviço a ser executado, ou seja, como o próprio nome diz, antecede ao projeto arquitetônico ou projeto executivo, que será definitivo.


Segundo o documento, a implantação será dividida em duas fases, com prioridade para o trecho entre a estação Sumaré e Granja Viana, passando por 13 paradas. A segunda fase acrescentará seis estações até o terminal de ônibus de Cotia.

“A proposta deve considerar, em princípio, que o atendimento por ônibus de todas as estações da segunda fase seja integrado até a estação final da Fase I, seja ela Granja Vianna ou outra posterior que proporcione melhores condições para a integração/seccionamento das linhas de ônibus”, diz trecho do documento.

Segundo o Metrô, o carregamento máximo será de 36 mil passageiros por hora no sentido mais carregado e de cerca de 13 mil passageiros por hora, no menor. “A maior parte da demanda desta linha concentra-se no trecho entre região de Granja Viana e o distrito de Pinheiros, razão pela qual, nesta etapa de projeto, ter sido indicada como Fase I de implantação”, explicou a companhia.

As estações terminais do novo ramal aparentemente estão definidas. A Linha 22-Marrom começará em Sumaré e o final deverá ser uma estação ao lado do Terminal Metropolitano de Cotia.




 

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