Secretários de Cotia são alvos de operação suspeitos de corrupção e crime ambiental

Operação visa a desarticular uma organização criminosa que atua desde meados de 2018 no Parque das Nascentes, em Cotia; dois policiais foram presos




O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar Ambiental deflagram, nesta sexta-feira (24), a Operação Nerthus, que visa a desarticular uma organização criminosa que atua desde meados de 2018 no Parque das Nascentes, em Cotia [LEIA MAIS SOBRE O LOTEAMENTO CLANDESTINO AQUI]. 

“O local apresenta grande relevância ambiental por abarcar 13 nascentes e respectivos cursos d´água. Trata-se de Área de Preservação Permanente (APP). Todavia, a região tem sido alvo da organização criminosa investigada, que passou a implantar loteamentos clandestinos”, disse o Ministério Público em nota. 

"Para tanto, utiliza-se de mecanismos agressivos de desmonte ambiental, o assim denominado 'correntão'. Além de gravemente lesivo à flora, a prática resulta em alta mortandade de animais, que não conseguem fugir", completou.

Segundo o Ministério Público, um policial militar e um policial civil foram presos. Três secretários municipais de Cotia também são alvos de busca e apreensão. A Prefeitura não soube informar quem são os secretários. Mas segundo o G1, seriam os chefes das pastas de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo e Assuntos Jurídicos. Cotia e Cia está apurando essas informações.

Além de Cotia, promotores de Justiça, policiais civis e militares estão cumprindo 15 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão em outras localidades, como a capital paulista, Sumaré, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Em nota, a Prefeitura de Cotia informou que a operação ainda está em curso e que acompanha o andamento dos trabalhos. “A administração municipal está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários. Tão logo tenha acesso aos autos, poderá se pronunciar sobre o assunto”, destacou.

ESSA MATÉRIA ESTÁ EM ATUALIZAÇÃO
Postagem Anterior Próxima Postagem