Escolas municipais de Cotia registraram 40 casos de Covid em 2022, segundo Prefeitura

Apenas na semana passada, duas unidades da rede municipal registraram 8 casos de Covid-19 em funcionárias; veja o que diz a Vigilância Epidemiológica e o secretário de Educação

Imagem ilustrativa. Crédito: Freepik



Desde o início do ano letivo, no dia 03 de fevereiro de 2022, foram registrados 40 casos de Covid-19 em escolas municipais de Cotia, segundo informou a Prefeitura ao Cotia e Cia nesta quarta-feira (1º).

De acordo com a Prefeitura, foram reportados à Secretaria Municipal de Educação 36 casos de Covid em servidores e quatro casos em alunos, distribuídos em 15 unidades escolares.


“As notificações de casos positivos de Covid nas unidades escolares da rede municipal de ensino são reportadas à Secretaria de Saúde, junto à Vigilância Epidemiológica do município de Cotia”, esclareceu a Prefeitura.

OITO CASOS EM UMA SEMANA

Apenas na semana passada, foram registrados, no mínimo, 8 casos positivos de Covid em duas unidades do município. Os casos foram confirmados em três professoras do Centro Educacional José Roberto Maceno, localizado no Mirante da Mata, e em 5 funcionárias do Centro Educacional Unificado de Cotia de Educação Especial (CEUC) Diego Cristian Bazilio Camargo.

Sobre os casos recentes, a Secretaria de Educação apenas disse que tem seguido todas as orientações da Vigilância Epidemiológica em relação a casos positivos de Covid.

O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Questionado sobre a possibilidade de o uso de máscara voltar a ser obrigatório dentro das escolas municipais, o secretário de Educação de Cotia, Luciano Corrêa, afirmou ao Cotia e Cia que, por enquanto, ainda não existe essa cogitação.

“Estamos seguindo os parâmetros que foram definidos no início das aulas, como todos os cuidados de higienização, de limpeza, e também deixamos a critério de cada um a utilização da máscara ou não. Continua valendo a mesma determinação. Seguimos rigorosamente o que a Secretaria de Saúde nos orienta.”

VEJA NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

“A Secretaria de Saúde informa que a Vigilância Epidemiológica recebeu algumas notificações de casos positivos de Covid-19 em escolas municipais e estaduais. A cada notificação é feito um trabalho de verificação de sintomatologia, apuração de quando iniciou o sintoma/confirmação, os casos positivos são cruzados para verificar se têm ligações e até o momento não foi detectado nenhum surto de Covid em escolas.

Os casos confirmados têm intervalos que anulam a relação entre si e a configuração de surto. A VE tem feito a orientação nas escolas com casos confirmados, sugerindo o uso de máscaras e reforçando as medidas de proteção. Nas escolas estaduais este mesmo trabalho tem sido realizado quando há notificação.”

 

Postagem Anterior Próxima Postagem