Inscrições para programa que atende gestantes em Cotia estão suspensas

Sem previsão de retorno, motivo da suspensão das inscrições para o 'Mãe Cotiana' não foi informado pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Foto: Vagner Santos / Prefeitura de Cotia 



As inscrições para o programa social ‘Mãe Cotiana’, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, estão suspensas.

A Prefeitura de Cotia chegou a informar uma gestante que não há previsão de retorno do programa. Mas ao ser questionada pelo motivo da suspensão, a prefeitura não retornou mais.

Prefeitura não informou a gestante a previsão de retorno das inscrições e nem o motivo da suspensão 


Grávida de cinco meses, Aline Silva Dias, 25, ao dar entrada no pré-natal recebeu orientações sobre o programa. Aguardou até maio quando soube o sexo de seu bebê para aderir ao Mãe Cotiana. Mas, para a sua surpresa, ele já estava suspenso.

"Desde maio eu não estou conseguindo. Vem a mensagem eletrônica dizendo que as inscrições estão suspensas. Eu estou desempregada, não recebo auxílio, não consigo nem conversar com eles. É uma mensagem automática que eles mandam. O programa ia me ajudar muito", relata. 

Cotia e Cia entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Cotia, para saber o que houve com o programa e aguarda um posicionamento.

As inscrições para o Mãe Cotiana, que tem como principal objetivo diminuir os índices de mortalidade infantil na cidade, devem ser feitas por um canal no WhatsApp. Mas ao mandar mensagem e escolher a opção desejada, o atendimento eletrônico responde automaticamente: “Informamos que as inscrições do Programa Mãe Cotiana estão suspensas. Acompanhe pelos meios oficiais da Prefeitura de Cotia novas informações.”

Cotia e Cia ligou na Secretaria de Desenvolvimento Social, mas o atendimento por telefone não está sendo realizado.

ERRO NA COMUNICAÇÃO

Em janeiro deste ano, Cotia e Cia fez uma reportagem sobre o ‘Mãe Cotiana’. Como acontece agora, uma mensagem de texto informava a suspensão do programa.

Mas após a publicação da reportagem, o Centro de Referência de Assistência Social de Cotia (CRAS), ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social, alterou a mensagem automática de texto no canal do WhatsApp sobre as inscrições (RELEMBRE AQUI).

SOBRE O PROGRAMA

Por meio do “Mãe Cotiana”, as gestantes recebem atendimento integral e prioritário até o bebê completar um ano de vida. O principal objetivo é reduzir a mortalidade infantil no município.

O ‘Mãe Cotiana’ também garante apoio psicossocial à futura mãe com equipe multiprofissional durante a gestação, parto, pós-parto e para os cuidados com o bebê, incluindo a inserção em grupos de orientação para gestantes e de incentivo ao aleitamento materno.

Gestantes que precisarem de transporte público para passarem em consultas médicas ou fazer exames, e até o bebê completar um ano de vida, têm gratuidade na passagem para estes deslocamentos nas linhas municipais.

Pelo programa, as mães também recebem um kit enxoval, que vem: Banheira, Body de bebê manga longa, Bolsa de maternidade, Culote de bebê, Manta Infantil, Conjunto de mamadeira, Toalha de banho, Kit refeição, Kit pente e escova infantil, Lenço umedecido, Macacão para bebê, Meia, Saída de maternidade, Fralda descartável, Creme protetor contra assadura, Lençol de berço, Sabonete líquido, Talco hidratante, Carrinho para bebê.

Por Neto Rossi 


Postagem Anterior Próxima Postagem