Globo mostra ao vivo desmatamento ilegal em Cotia e cobra autoridades municipais

Em plena luz do dia, reportagem do SPTV mostrou máquinas trabalhando no terreno de forma ilegal e sem nenhuma fiscalização




O programa SPTV, da Rede Globo, mostrou, em reportagem que foi ao ar nesta quinta-feira (13), o desmatamento provocado por um loteamento ilegal em uma área de 200 mil metros quadrados na divisa de Cotia com Embu das Artes (veja aqui a reportagem do SPTV). 

A denúncia, que já havia sido publicada pelo Cotia e Cia (veja aqui), foi encaminhada por moradores da região. O local, segundo eles, dará espaço para um loteamento, com pequenos lotes de 125 metros quadrados, no valor de R$ 30 mil cada.


Acontece que o empreendimento não tem autorização de órgãos ambientais. Havia, inclusive, uma placa no terreno indicando que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) tinha autorizado a intervenção na área, o que não é verdade.

“Esclarecemos que os documentos indicados na placa não condizem com o local, inclusive sendo um deles falso, portanto, a obra não foi autorizada pela Cetesb”, disse em nota. A placa foi retirada do local.

A reportagem do SPTV flagrou ao vivo do helicóptero máquinas trabalhando no terreno em plena luz do dia. Por mais que a denúncia já esteja formalizada junto a Cetesb e a Prefeitura de Cotia, não havia fiscalização no momento, e o desmatamento prosseguia tranquilamente.

Em nota, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente informou que teve ciência dos fatos somente agora. Por conta disso, disse que encaminhou a denúncia para o departamento de fiscalização apurar os fatos.



Postagem Anterior Próxima Postagem