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Covid-19: Cotia anuncia novos grupos para vacinação, mas agendamento está indisponível

Munícipes relatam dificuldades em realizar o agendamento para os novos grupos anunciados pela prefeitura nesta terça-feira (18)



Ainda segundo a prefeitura, serão contempladas pessoas com deficiência que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com idade a partir de 30 anos, além de pacientes renais em diálise e transplantados com idade a partir de 18 anos. As datas disponíveis para esses públicos estão entre os dias 18 e 21 de maio.

No entanto, as pessoas estão relatando dificuldades em realizar o agendamento no site da administração municipal. Após preencher um formulário, o usuário escolhe o polo de vacinação (Caucaia, Prefeitura ou Granja Viana), mas a mensagem que aparece, logo em seguida, é de que não há mais agendamento disponível.

E não é de agora que as pessoas vêm enfrentando dificuldades com o site. A analista de projetos de educação, Haline Aparecida de Oliveira, está tentando agendar a vacina para a sua mãe, dona Benedita de Oliveira, há uma semana, mas sem sucesso.

Desde quando a prefeitura abriu o agendamento para vacinar pessoas com idade a partir de 55 anos com comorbidades, grupo que dona Benedita se encaixa, Haline não conseguiu fazer o procedimento.

“Minha mãe não tem acesso à internet, por isso eu tenho acessado diariamente, no mínimo três vezes por dia, pra tentar agendar a vacina para ela. Tentei agendar nas três unidades disponíveis, mas em todas aparece a mesma mensagem”, relata.

A prefeitura também divulga quatro números de telefones para quem não tem acesso à internet. Haline até tentou ligar, mas mesmo assim, o atendimento não se concretizou.

“Eu ligo e eles dizem que eu estou em tal posição da fila para aguardar o atendimento. Mas conforme vai chegando perto, a ligação cai. Da última vez que eu tentei, estava na posição 15, quando chegou na três, a ligação caiu”, diz.

PREFEITURA DE COTIA DIZ QUE AGENDAMENTO ESTÁ NORMAL

Mesmo diante das inúmeras reclamações e evidências de que o agendamento encontra-se indisponível, a Prefeitura de Cotia, por meio de nota enviada ao Cotia e Cia, informou que o sistema está funcionando normalmente. 

"A Prefeitura de Cotia lamenta que algumas pessoas estejam enfrentando dificuldade para fazer o agendamento da vacina contra a Covid-19 no site destinado a este fim. No entanto, o departamento responsável fez análise do sistema e verificou que está funcionando normalmente", diz a nota. 

A prefeitura explicou que o painel de abertura de agendamento relaciona a quantidade de doses com o horário disponível e, quando todas as doses são preenchidas, o sistema encerra a data. Destacou ainda que são duas doses no máximo por minuto. 

"Há casos já identificados como erro de cadastro, ou seja, a pessoa tenta agendar numa determinada data e, não havendo mais doses disponíveis, ela acaba tentando outras opções dentro do sistema", comenta.

Acontece que, após preencher o formulário, conforme Cotia e Cia checou, o sistema não oferece a opção de escolher as datas e os horários, da forma em que a prefeitura explicou. O usuário opta pelo polo de vacinação e, na sequência, a mensagem de que não há mais doses já aparece.

Questionada sobre a quantidade de doses que foram enviadas ao município, a prefeitura não respondeu. 

Em relação à central telefônica de agendamento, a prefeitura disse que o funcionamento também está ocorrendo normalmente. "Ocorre que, quando há um muitas chamadas simultâneas, o tempo de espera aumenta."

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 16H41 DO DIA 18/05/2021 COM A NOTA DA PREFEITURA DE COTIA) 

Por Neto Rossi