Levantamento do Índice de Transparência e Governança Pública 2025 mostra que o município não divulga informações sobre obras e emendas parlamentares
![]() |
| Foto: Prefeitura de Cotia |
A cidade de Cotia aparece entre os municípios com pior desempenho em transparência e governança pública na região Oeste da Grande São Paulo, segundo a edição 2025 do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) Municipal, divulgado pelo Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) com apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil.
O levantamento avaliou a capital paulista e os 12 municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), analisando mais de 80 critérios relacionados a leis, plataformas de acesso à informação, gestão de obras, finanças públicas e mecanismos de participação social.
Em comparação com a edição anterior, de 2024, os municípios da região registraram queda média de 13,7 pontos, indicando retrocesso na transparência de gestão financeira e orçamentária.
Em Cotia, o índice caiu de 51,1 pontos em 2024 para 21,5 pontos em 2025, classificando o município na faixa “ruim” do ranking estadual.
Falhas em emendas parlamentares e obras públicas
Entre os principais problemas apontados, o estudo destacou que nenhum dos municípios avaliados divulga integralmente informações sobre emendas parlamentares recebidas. Cotia, junto com Araçariguama e Carapicuíba, não disponibiliza nenhum dado sobre emendas ao orçamento municipal.
Na dimensão de obras públicas, Cotia também zerou, não oferecendo informações sobre a execução física ou financeira de obras, assim como Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista. Apenas a capital paulista apresentou dados completos sobre obras em execução.
“Os resultados soam um alerta: muitas prefeituras ainda resistem à transparência. Sem abrir dados e garantir participação social, o risco de corrupção se intensifica e isso pode resultar em desvios de recursos, atrasos em obras e falta de investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura. A população da região tem o direito de acessar informações públicas de forma clara e efetiva”, afirma Goia Tumbiolo, vice-presidente do Observatório Social do Brasil – São Paulo.
VEJA A NOTA DA PREFEITURA DE COTIA NO FINAL DA REPORTAGEM
Ranking geral
O ITGP 2025 atribuiu notas de 0 a 100 aos municípios e classificou as prefeituras em cinco faixas: “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. A média da Grande São Paulo foi de 45,5 pontos, considerada regular, mas 4,6 pontos menor que em 2024.
- Melhores colocados: São Paulo (76,3), Osasco (75,6) e Itapevi (63,1) — todos “bons”.
- Piores colocados: Pirapora do Bom Jesus (28,0), Carapicuíba (25,3) e Cotia (21,5) — todos “ruins”.
- Nenhum município atingiu a faixa “ótimo”.
Medidas urgentes recomendadas
O estudo reforça que é urgente que as prefeituras adotem medidas concretas para aumentar a transparência, como:
- regulamentação da Lei Anticorrupção,
- publicação integral de informações sobre emendas parlamentares,
- abertura de bases de dados acessíveis,
- fortalecimento de mecanismos de integridade e participação social da população.
A avaliação do ITGP considera disponibilidade de plataformas acessíveis, controle social, acesso a dados de licitações, contratos, obras, finanças e orçamento, além de canais de participação cidadã, como denúncias anônimas, solicitações de informações e participação na discussão do orçamento municipal.
O QUE DIZ A PREFEITURA DE COTIA
Procurada pela reportagem, a prefeitura de Cotia informou que a atual gestão municipal identificou que a página do portal da transparência no site da Prefeitura "não estava parametrizada (preparada) para atender aos munícipes de forma clara e objetiva".
Com isso, segundo a prefeitura, o sistema está em fase de customização "para atender de forma transparente e funcional".
A Prefeitura ainda disse que informou ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que a partir do ano de 2026 irá disponibilizar uma página no portal da transparência para expor todas as informações sobre as emendas recebidas, bem como a destinação dos recursos enviados para o município.
(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 16H48 DO DIA 07/10/2025 COM A NOTA DA PREFEITURA)
