Cerca de 700 pessoas em todo o estado começam a ser notificadas nesta terça-feira (2); quem não devolver o aparelho poderá responder por receptação
![]() |
Foto: SSP |
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) iniciou nesta terça-feira (2) uma nova etapa do Programa SP Mobile, que tem como objetivo recuperar celulares roubados ou furtados que voltaram a ser ativados por terceiros. Cerca de 700 pessoas em posse de aparelhos com restrição criminal estão sendo notificadas em diferentes regiões do estado.
De acordo com o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do sistema, as notificações dão início a um processo em duas fases. Na primeira, os cidadãos intimados terão três dias úteis para devolver voluntariamente o aparelho no endereço indicado. Caso não atendam à convocação, os casos serão encaminhados à Polícia Civil, que fará diligências para busca e apreensão. Nessas situações, os possuidores dos celulares poderão responder criminalmente por receptação.
Segundo o coordenador do programa, delegado Rodolfo Latif Sebba, a operação ganha amplitude inédita. “Pela primeira vez, a ação de notificação e recuperação de aparelhos deixa de ser pontual e passa a abranger todo o território paulista de forma simultânea”, afirmou.
Lançado em junho, o SP Mobile já possibilitou a recuperação de cerca de 3,5 mil celulares, dos quais 52% foram devolvidos às vítimas. A tecnologia cruza dados de boletins de ocorrência com informações repassadas pelas operadoras de telefonia, permitindo identificar receptadores e desarticular redes de revenda.
A SSP reforça a importância de registrar boletins de ocorrência em casos de furto ou roubo, sempre com o número do IMEI do celular. “É esse registro que alimenta nosso sistema e possibilita que o aparelho seja encontrado e devolvido ao seu legítimo dono”, destacou Sebba.