São Roque proíbe nomes de ruas com homenagens a ditadores e escravocratas

Lei sancionada pelo prefeito Guto Issa é de autoria do vereador Paulo Juventude (Rede); Cotia e Cia conversou com o parlamentar; veja

Vereador Paulo Juventude (REDE), autor do projeto.

O prefeito de São Roque, Guto Issa, sancionou uma lei que proíbe homenagens a torturadores, escravocratas e pessoas ligadas a Ditadura Militar em nomes de ruas da cidade.

O projeto, de autoria do vereador Paulo Juventude (Rede), estabelece que nomes de ruas que já fazem essas homenagens sejam retificadas com a seguinte mensagem: “Lembrar para não esquecer: esta denominação alude a figura ou movimento de notório histórico escravagista, eugenista ou ditatorial”.

“A gente vai incluir uma segunda placa com essa frase. A ideia não é apagar esse passado que homenageamos pessoas assim, mas ressignificar a memória”, explica Paulo ao Cotia e Cia.

Segundo ele, são ao menos 5 ruas em São Roque que terão a retificação: Rua Raposo Tavares, Avenida Monteiro Lobato, Avenida Bandeirantes, Rua Borba Gato (Taipas de Pedra) e Avenida Anhanguera.

“De alguma forma lembramos de figuras violentas, enquanto esquecemos das nossas raízes indígenas e quilombolas. É um passado em disputa, um presente de mudanças, para um futuro em construção, onde descobriremos nossa verdadeira identidade”, explica o vereador .



LEIA A LEI NA ÍNTEGRA AQUI.
Postagem Anterior Próxima Postagem