Médico de Cotia é criticado por fala "preconceituosa e capacitista” sobre o autismo

Dr Ailton Ferreira chamou autismo de “epidemia” e disse que com o tempo “teremos um autista para cada criança normal”; veja a repercussão


Imagem ilustrativa. Governo Federal

O médico de Cotia, Ailton Ferreira, foi criticado nas redes sociais após ter feito uma fala "preconceituosa" e "capacitista" sobre o autismo. Em entrevista a um podcast, Ferreira disse que "vivemos uma explosão de autismo" e afirmou, sem citar fonte, que em 2031 "teremos um autista" para cada criança "normal".

"Antigamente, você não tinha um amigo, um parente, não ouvia falar de autismo [...] segundo dados atuais, nós temos uma criança autista para 20 crianças normais [...] estamos vivendo uma epidemia de autismo. Se não fizermos nada, em 2031, eu Ailton que estou falando, nós teremos um autista e um normal. Isso vai inviabilizar a sociedade", comentou o médico.

O trecho da fala foi compartilhado e duramente criticado pela médica e pós-doutoranda em Neurociência, Anita Brito, em seu perfil no Instagram. A especialista disse que a “falta de conhecimento”, demonstrada na fala do médico, traz “desinformação e alarde”.

“Não há explosão de autismo [...] não temos um para cada 20 e não teremos um pra um deixando assim ‘o mundo inviável’. O desespero em tratar com protocolos que se dizem milagrosos já ceifou vidas de autistas e não autistas. Informe-se e não caia em armadilhas”, escreveu Anita.


O post com a crítica da médica viralizou no Instagram, com mais de 67 mil visualizações. Nos comentários da publicação, alguns internautas também rebateram a fala de Ailton Ferreira, pontuando que antigamente não se falava em autismo, porque não havia diagnóstico. "Nasci em 1976 e fui diagnosticada só em 2020. A ignorância cansa nesse mundo", disse uma pessoa.

"Epidemia tem a ver com doença, e autismo não é doença. Fala preconceituosa e cheia de ignorância", criticou outra.

O movimento Mães e Pais que Lutam, formado por familiares de crianças autistas de Cotia, também repudiou a fala de Dr. Ailton. Veja abaixo:


O QUE DIZ DR. AILTON 

Após a publicação desta reportagem, Dr. Ailton enviou uma nota ao Cotia e Cia para falar sobre o ocorrido. O médico disse que “em momento algum quis ofender ou magoar alguém” e que tem “um histórico de apoio à causa da inclusão e cuidados das crianças com necessidades especiais”. “Fui o prefeito [de Cotia] que mais atuou na área, promovendo a doação do terreno da APAE Cotia e apoiando na construção da FADA - Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista”, justificou.

Sobre os números apresentados, Ailton Ferreira explicou que as informações são baseadas “em dados científicos que podem ser obtidos no Google Aadêmico”. “Concordo e sigo as diretrizes de tratamento desenvolvidas pelo Prof de Neurologia da Unifesp dr. Cicero Gali Coimbra, que criou o Protocolo Coimbra para doenças autoimunitarias e cujos trabalhos podem ser consultados em diversos sites disponíveis no Google.”

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 22H08 DO DIA 01/11/2023 COM A NOTA DO MÉDICO AILTON FERREIRA)
Postagem Anterior Próxima Postagem