Falta de água afeta escola em Cotia na higienização e preparação da merenda

Bairro está há pelo menos duas semanas com problema no abastecimento, segundo os moradores; veja o que disse a Prefeitura

EM Caputera. Foto: Google Street Views

Moradores do Caputera, em Cotia, estão passando dificuldades com a falta de água em várias ruas do bairro há pelo menos duas semanas. E isso em pleno calor extremo que vem atingindo a cidade e todo o estado de São Paulo nos últimos dias.

O problema com o abastecimento afetou, inclusive, a escola municipal do bairro. Em comunicado aos pais e responsáveis, a direção reforçou que a falta de água afetou até mesmo a higienização e a preparação da merenda dos alunos.

“Como todos sabem, estamos sem água no bairro e na escola não é diferente. Desde a semana passada, estamos com falta de água. Devido as reformas e ampliação da escola também, hoje estamos sem água no banheiro do pátio e na cozinha. Isso dificulta a higienização dos banheiros e preparação da merenda. Solicitamos caminhão-pipa novamente, porém, sem previsão de horário”, diz o texto.

“Ainda não chegou a água, o calor está demais e estamos fechando notas. Fica a critério dos pais mandar ou não [os alunos], pois nestes casos não apontamos falta. Não estamos dispensando, somente pedindo bom senso e compreensão”, complementou a direção.

Procurada, a Secretaria de Educação informou, nesta terça-feira (25), que o bairro registra problema de abastecimento de água desde a semana passada. Afirmou, no entanto, que na tarde desta segunda-feira (25) um caminhão-pipa abasteceu a caixa d'água da escola e as aulas seguem normalmente.

OUTRO LADO 

Procurada pela reportagem, a Sabesp explicou que esteve na região mais alta do bairro Caputera e verificou que o atendimento, nesta terça-feira (26), se encontra normalizado. Ressaltou também, assim como a Educação, que realizou a entrega de caminhão-tanque, ontem (25), para apoio à escola municipal e que hoje o abastecimento já está regularizado.

A Companhia informou ainda que abastece com regularidade a região do Caputera, mas que o atendimento “fica prejudicado devido a ocupação intensa em área que necessita de regularização fundiária”.

“A região está inserida em Área de Preservação de Mananciais (APM), onde são percebidas conexões irregulares. Essas ligações não oficiais acabam causando vazamentos, prejudicando o abastecimento e a infraestrutura das tubulações”, disse.

Para reforçar o atendimento da região, a Sabesp disse que está executando a implantação de, aproximadamente, dez quilômetros de rede de forma a aumentar a oferta de água, cuja a previsão de operação é até o final deste ano.

ESCOLA EM REFORMA

A Escola Municipal do Caputera está passando por uma reforma e ampliação. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana e de Educação, e contemplam a reforma geral da unidade, além da construção de novos ambientes. Segundo a prefeitura, a unidade ganhará quatro novas salas de aula.

Reforma na EM Caputera. Foto: Juliano Barbosa / Prefeitura de Cotia 

 A reforma contempla troca de todo o piso, substituição dos forros, revisão em toda a parte hidráulica e elétrica, manutenção e troca do telhado e pintura geral (interna e externa).

Conforme o comunicado enviado aos pais, a direção da E.M do Caputera aponta que a reforma também estaria impactando no abastecimento de água. Procurada para comentar o assunto, a prefeitura negou, e disse novamente que são as obras da Sabesp que estão afetando tanto o bairro quanto a escola. 

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 11H25 DO DIA 26/09/2023 COM NOVAS INFORMAÇÕES E DEPOIS ÀS 13H22 COM A NOTA DA SABESP)
Postagem Anterior Próxima Postagem