Governo de SP abre licitação para as obras na Raposo Tavares, em Cotia

Abertura da sessão pública aconteceu na semana passada; valor estimado das obras está em R$124,3 milhões; veja os detalhes e as fases do projeto

Raposo Tavares. Foto: Vagner Santos


O governo de São Paulo, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), realizou, na última quarta-feira (9), a abertura da licitação para as obras da rodovia Raposo Tavares, em Cotia. A sessão pública ocorreu na sede do DER (Avenida do Estado, n° 777 – Ala B – 5º andar). As informações estão publicadas no site do governo paulista. 

Com orçamento estimado em R$124,3 milhões, a contratação das obras visa os serviços de readequação do km 22,8 com implantação de faixa de aceleração e também implantação de passagem superior no km 24,8.

Além disso, as obras contemplarão melhorias e implantação de OAE (Obras de Arte Especiais), que são estruturas diferenciadas, tais como pontes, viadutos ou túneis, necessárias à implantação rodoviária, no km 26,8 [VEJA MAIS DETALHES ABAIXO]. 

A abertura da sessão pública para a licitação foi na modalidade ‘concorrência’, do tipo ‘menor preço’. O processo de licitação dura em média 45 dias.

As obras na Raposo Tavares foram anunciadas em agosto de 2021. A Prefeitura de Cotia entregou o projeto no dia 25 de setembro para o governo do estado licitar, no máximo, até dezembro daquele ano.


FASES DO PROJETO

As obras que serão executadas foram divididas em fases e, na primeira, haverá intervenção nas proximidades do km 24+800, onde será construída uma nova transposição sobre a rodovia, e o trevo do km 26, que deverá ser adequado e melhorado.

O viaduto sobre a rodovia, no km 24+820, ligará a Rua Mazel à Rua dos Manacás, que funciona como uma marginal leste da SP-270. Esta intervenção será ainda complementada com a implantação de uma nova ligação entre a Rua dos Manacás e a Avenida das Acácias e implicará na remoção da passarela existente naquele local.

No trevo do km 26, na lista Leste da rodovia, será feita uma remodelação das alças do trevo parcial existente (projeção da Estrada Embu), além de nova opção de viário municipal.

A segunda fase do projeto abrange três localidades: as proximidades do km 26+500, onde haverá uma nova transposição sobre a rodovia no alinhamento da Avenida José Giorgi; uma marginal e outras melhorias do lado da Pista Leste, na altura do km 27+500; e uma faixa adicional, também na Pista Leste, na continuidade do trevo do km 26.

Também nesta fase será feita a transposição no km 26+500, da Avenida José Giorgi para a Pista Leste, sentido capital, e a implantação de Via Marginal e Acesso, km 27+500, Pista Leste - uma nova pista lateral às margens da Rodovia Raposo Tavares, do lado da Pista Leste (sentido capital), entre o km 27+600 e o km 27+000 (Avenida Sir Henry Welcome), além de ampliação e melhorias na própria Pista Leste, próximo do entroncamento com a Estrada da Capuava.

Entre os km 25 e 26, sentido capital, será implantada uma faixa adicional desde a alça de entrada até a marginal que se inicia no km 25. Uma nova via de ligação entre a Estrada Velha de Cotia e a Estrada Embu.

Já a fase três do projeto prevê grandes reformulações nas proximidades do trevo da Granja Viana, altura do km 22+800. O dispositivo existente é um trevo parcial que conecta a estrada com a Avenida São Camilo, que se constitui na principal via de entrada à Granja Viana. O trevo será também uma opção de retorno em ambos os sentidos da rodovia.
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