Pela 2ª vez, página que plagiou reportagem do Cotia e Cia tem publicação removida do Facebook

 Rudney Oliveira: “O Cotia e Cia não proíbe que outros portais ou páginas publiquem nossas reportagens. Porém, exigimos o mínimo, que é colocar os devidos créditos para o site quando o conteúdo for exclusivo

Reportagem plagiada pela página Aconteceu em Cotia

O Facebook removeu, pela segunda vez em cinco meses, uma publicação da página ‘Aconteceu em Cotia-SP ou Região’ por plagiar uma reportagem do Cotia e Cia. O conteúdo foi excluído da rede social no último domingo (24).

A reportagem assinada pelo jornalista Neto Rossi era sobre um adolescente de 14 anos que foi vítima de estupro dentro do banheiro do Terminal Metropolitano de Cotia [RELEMBRE AQUI]. A página publicou a nossa reportagem sem pedir autorização e sem ao menos dar os devidos créditos.

Agradecemos seu contato. Removemos o conteúdo que você denunciou por violar os Termos de Serviço do Facebook. Entendemos que essa ação resolve sua denúncia de propriedade intelectual”, respondeu o Facebook após efetuarmos a denúncia assim que tivemos conhecimento da publicação.

Em fevereiro, o mesmo problema. Tivemos que denunciar a mesma página após plágio de uma reportagem nossa sobre o caso do menino Guillermo, de 4 anos, que morreu no Hospital Regional de Cotia após ter sido vítima de agressão [RELEMBRE AQUI DO CASO].

O Cotia e Cia não proíbe que outros portais ou páginas publiquem nossas reportagens. Porém, exigimos o mínimo, que é colocar os devidos créditos para o site quando o conteúdo for exclusivo da gente, como nesses dois casos citados acima.

Vale lembrar que o trabalho jornalístico nos últimos anos vem tendo como uma concorrência desleal de páginas nas redes sociais que publicam denúncias, informações, acidentes sem o mínimo de apuração, fazendo com que pessoas sejam induzidas ao erro, pois nem tudo que parece, é.

Nosso trabalho no Cotia e Cia é reconhecido, inclusive, por grandes mídias que dão crédito ao nosso conteúdo quando utilizam. Essa é a forma ética de se fazer jornalismo ou mesmo gerar conteúdo, tanto é que é bem comum nós utilizarmos fotos ou mesmo informações de outros jornais, sempre com os créditos que são de direito.

Não conseguimos fazer contato com a página ‘Aconteceu em Cotia’ porque fomos bloqueados por eles. Esperamos, sinceramente, que isso não ocorra novamente, pois teremos que levar isso para o campo jurídico, o que na nossa modesta opinião tem coisas mais importantes para tratar.



Postagem Anterior Próxima Postagem