Novotec abre vagas em cursos para adolescentes e jovens em Cotia; veja como se inscrever

As vagas em Cotia são para 14 cursos remotos e 4 cursos presenciais; confira

Foto: Divulgação / Governo de SP


O programa Novotec está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional em Cotia e nas cidades da região. Em todo o estado de São Paulo, são 30 mil vagas [VEJA AQUI O SITE].

Em Cotia, são oferecidos os cursos presenciais de Computação em Nuvem (Factec), Criação de Sites com Marketing Digital (Senai), Edição de Vídeo para Youtube (Fatec) e Gestão de Pequenos Negócios (Fatec e Etec). Também são oferecidos 14 cursos remotos.

Os cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizados ao longo de quatro meses, em qualquer um dos formatos. As aulas online são feitas ao vivo, por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais acontecem nas unidades de ensino escolhidas durante as inscrições.

Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso.

Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e aos interesses dos jovens que querem se destacar na hora de buscar seu primeiro emprego.

Para se inscrever, acesse o site AQUI. As inscrições vão até o dia 15 de agosto. As aulas têm previsão de início entre os dias 1º e 17 de setembro.

O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Os jovens entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo estão aptos a participar. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio e em Etecs da rede estadual.

BOLSA

Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares.

O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.

O que é o Novotec

O programa Novotec é um programa que oferta cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, orientação vocacional e oportunidades de estágio para jovens do Estado de São Paulo.

No Novo Ensino Médio das escolas estaduais do Estado de São Paulo, o Novotec é o 5° Itinerário Formativo, o itinerário que prevê formação técnica e profissional. São três tipos de modalidades: Novotec Integrado (cursos técnicos), Novotec Expresso (cursos de qualificação profissional) e Ejatec (cursos profissionalizantes para jovens e adultos).

No contraturno escolar, o Novotec oferta vários cursos de curta duração para jovens de 14 a 24 anos de idade que estão no ensino médio ou que acabaram de concluí-lo. São cursos livres de qualificação profissional em formato presencial ou online/remoto e síncrono (Novotec Expresso), ou em formato assíncrono de Ensino a Distância (Novotec Virtual).
Postagem Anterior Próxima Postagem