Cotia registra o 1º caso de varíola dos macacos

Informação foi divulgada pelo governo de SP e confirmada ao Cotia e Cia pelo secretário municipal de Saúde

Foto: Getty Images


Cotia registrou o primeiro caso de varíola dos macacos, afirmou a Secretaria de Estado da Saúde no início da noite desta terça-feira (19). A informação foi confirmada ao Cotia e Cia nesta quarta (20) pelo secretário municipal de Saúde, Dr Magno Sauter. Já são 374 casos confirmados da doença em todo o estado.

Segundo Sauter, o paciente é um homem de 43 anos e está em isolamento. Ele não apresenta gravidades em seu quadro clínico. 

A Secretaria de Saúde de Cotia informou também que o paciente segue bem e recebendo cuidados em casa. A transmissão ainda está sob investigação. De acordo com a pasta, o paciente foi devidamente orientado a seguir o protocolo de cuidados preconizados para o caso. O departamento de Vigilância Epidemiológica vai seguir monitorando o caso.

Na região, foram registrados dois casos em Barueri, sete em Itapevi, três em Cajamar, três em Osasco, um em Carapicuíba e um em Itapecerica da Serra. Também foram confirmados 317 casos na capital, um em Bady Bassit, dois em Campinas, três em Diadema, três em Guarulhos, dois em Indaiatuba e um em Jundiaí.

"O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual", afirmou o governo de SP

Confira os sintomas:

- O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

- Caroço no pescoço, axila e virilhas;

- Febre;

- Dor de cabeça;

- Calafrios;

- Cansaço;

- Dores musculares.

Como se prevenir:

- Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;

- Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;

- Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;

- Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;

- Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 13H00 DO DIA 20/07/2022 COM A NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE COTIA)
Postagem Anterior Próxima Postagem