Pacientes de Cotia reclamam da burocracia para agendar transporte da Secretaria de Saúde

Antes, bastava realizar o processo apenas uma vez, apresentando relatório médico e documentos para cadastro. Agora, para conseguir o agendamento do veículo, os pacientes devem passar toda vez por este mesmo procedimento

Veículos da Secretaria de Saúde. Foto: Reprodução / Redes sociais 


Pacientes que utilizam o transporte da Secretaria de Saúde de Cotia, para realizar consultas ambulatoriais fora da cidade, estão reclamando da burocracia para conseguir o agendamento do serviço.

Antes, bastava realizar o processo uma vez, apresentando relatório médico e documentos para cadastro. Agora, para conseguir o agendamento do veículo, os pacientes devem passar toda vez por este mesmo procedimento.

Segundo pacientes ouvidos pelo Cotia e Cia, essa “nova burocracia” imposta pelo setor de transporte da Saúde acaba dificultando a rotina de quem precisa utilizar o serviço.

Era uma terça-feira e Geovana* recebeu uma ligação avisando que ela tinha uma consulta médica em São Paulo dois dias depois. Era uma consulta que ela aguardava há muito tempo. A paciente então foi até o setor de transporte para realizar o agendamento. Porém, ao chegar no local, foi informada que o processo deveria ser aberto tudo novamente.

“Falaram que eu tinha que levar laudo, agendamento, cópia dos documentos [...] eu falei que já tinha o processo aberto. E a resposta foi: toda vez que você for em alguma consulta, você tem que fazer tudo isso de novo. Tem que ir lá, levar todos os documentos que só depois vai ser aberto o processo no prédio espelhado. E isso porque eu tinha usado o transporte na semana anterior”, relata.

Diante da burocracia, Geovana utilizou meios particulares para realizar a consulta, já que não daria tempo de fazer o agendamento seguindo os requisitos da Saúde.

Roberta* também precisou de transporte para passar em consulta médica em São Paulo. Da mesma forma que Geovana, ela também foi pega de surpresa quando chegou no setor e foi informada que, a partir de agora, teria que realizar todo o processo novamente.

“Eles pedem para levar novamente o cartão do SUS, o laudo, comprovante de residência, cópia da carteira de vacinação da Covid, entre outros. Tem que protocolar na prefeitura e aguardar o contato da Saúde. Isso não tem necessidade. Uma vez por ano fazer isso, tudo bem. Mas todo mês, pra que tanto xerox? Nem todo mundo tem condições financeiras para estar indo na prefeitura marcar, dependendo do horário, tem gente que mora longe”, desabafa.

Os veículos levam pacientes para tratamentos, consultas ambulatoriais, hemodiálise e outros procedimentos dentro e fora do nosso município. Atualmente, a cidade conta com 16 veículos, sendo que cinco deles foram entregues em 2021. São cerca de 400 pacientes ambulatoriais por mês, de forma rotativa.  

Procurada por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura para esclarecer o problema com a burocracia no agendamento dos veículos, a Secretaria de Saúde de Cotia não retornou. 

*Os nomes foram trocados a pedido das fontes que não quiseram ser identificadas
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