Congada de Cotia pode ser incluída no calendário oficial de eventos após 71 anos de existência

Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Cotia nesta terça-feira (17) e segue agora para sanção ou veto do prefeito Rogério Franco

Congada de São Benedito de Cotia. Foto: Vagner Santos / Prefeitura de Cotia 


Oficializada em 1951, a Congada de São Benedito de Cotia pode ser incluída no calendário oficial de eventos do município. A tradição marca a celebração pela libertação dos escravos no Brasil e faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia.

O projeto de lei foi lido na sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Cotia. De autoria do vereador Marcinho Prates, o texto foi aprovado por dez votos e segue agora para sanção ou veto do prefeito Rogério Franco.

SOBRE A CONGADA

A Congada de São Benedito foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro. Seu Dito nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos.

Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Desde então, a semana de 13 de maio tem sido comemorada pela família Castro.
Postagem Anterior Próxima Postagem