1ª Caminhada Inclusiva em Cotia busca dar visibilidade às pessoas com deficiência

Evento vai acontecer neste sábado (30) no Parque Teresa Maia



O Instituto de Apoio à Mães de Especiais (IAME) com apoio da Clínica Vivere vão realizar, neste sábado, dia 30 de abril, a 1ª Caminhada Inclusiva em Cotia. O evento, que será aberto ao público em geral, começará às 9h no Parque Tereza Maia, na Vila Santo Antônio, na Granja Viana.

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade às causas das pessoas com deficiência para chamar atenção do poder público em relação às políticas públicas de inclusão em todas as esferas.

A atividade também busca conscientizar sobre a importância da pessoa com deficiência nas práticas esportivas e no que diz respeito à igualdade de direitos.

“O processo de inclusão social é uma luta constante das minorias em prol da efetivação do princípio da equidade que garante a todos os cidadãos os mesmos direitos e as mesmas oportunidades, respeitando as diferenças e levando em consideração a diversidade humana e as suas especificidades”, explica a organização da Caminhada.

A 1ª Caminhada Inclusiva de Cotia criou um time de embaixadoras formado por mães atípicas, que possuem filhos com alguma deficiência, e terão o papel de representar todas as mães que o evento celebrará durante sua duração. Quando uma família é composta por uma criança PCD, são necessárias diversas adaptações na rotina para acolhê-la da melhor forma, e a mãe geralmente é a pessoa que mais modifica sua vida nesse processo, portanto, apoiá-la e valorizá-la deve ser prioridade.

Os organizadores afirmaram que o evento terá um espírito agregador e de socialização entre os participantes. Não haverá premiação, mas todos poderão posar no pódio coletivo para registrar o momento.

PROJETO DE LEI DA CAMINHADA

Na sessão ordinária do dia 5 de abril, os vereadores aprovaram, por 14 votos, um projeto de lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o ‘Dia da Caminhada Inclusiva’, a ser celebrado anualmente em abril, mês da conscientização do autismo.

De autoria do vereador Luís Gustavo Napolitano (PSD), o objetivo da propositura “é promover a visibilidade das causas relacionadas às Pessoas com Deficiências (PCDs) e conscientizar a população sobre a importância da sua inclusão no esporte”.

(O TEXTO DESTA REPORTAGEM FOI ALTERADO ÀS 15H15 DO DIA 29/04/2022 COM INFORMAÇÕES DA SECOM)
Postagem Anterior Próxima Postagem