Vereador critica agente de trânsito de Cotia na sessão: ‘Já chega multando’; ‘fui desacatado’

Paulinho Lenha disse que reclamou com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) sobre o agente que foi, segundo ele, retirado de sua função da rua. Mas Setram nega a afirmação do parlamentar; entenda

Vereador Paulinho Lenha. Foto: Câmara de Cotia


O vereador Paulinho Lenha (MDB) usou a tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) para atacar e criticar um agente de trânsito de Cotia. Segundo o parlamentar, o agente Reinaldo Aparecido de Souza vem agindo de forma irregular dentro da corporação (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana [Setram] de Cotia e o agente Reinaldo se manifestaram sobre o ocorrido. Veja mais abaixo).

“Tive uma situação com esse mesmo agente de trânsito [Reinaldo] no Poupatempo. Sofri um desacato por essa pessoa. Não gostei. Da mesma forma que ele precisa orientar as pessoas, ele deveria aprender a conversar. Ele estava abordando uma pessoa por conta que ela estava sem o cartão do idoso. Eu fui falar com ele e ele verbalmente me agrediu, e eu também agredi ele. Eu não sou hipócrita. Quando a gente apanha, a gente tem que bater também”, discursou.

Lenha disse ainda que a única coisa que Reinaldo sabe fazer é multar. “Infelizmente, não sei se esse rapaz sai da sua casa com vontade de trabalhar, porque a única coisa que ele vem fazendo dentro do município é multar as pessoas. Ele não orienta, ele não conversa, ele não pede, já chega com o talão multando as pessoas.”

De acordo com o vereador, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Cotia, Joaquim Brechó, recebeu a reclamação e tirou o agente de sua função das ruas, o colocando na parte interna da corporação. “É lá que ele tem que ficar. Precisa fazer uma reavaliação sobre esse agente de trânsito. Ele acha que é acima da lei. Ele acha que pode multar e a multa, muitas vezes, atrapalha toda a vida da pessoa”, afirmou Lenha.

No entanto, a Setram desmentiu o vereador. Em nota enviada ao Cotia e Cia, a secretaria informou que não tem conhecimento de qualquer conduta irregular do servidor público durante o exercício de suas atividades e não tem denúncias registradas contra ele.

Nos últimos dias, o agente de trânsito foi destacado pela Secretaria para auxiliar na finalização do processo de contratação da empresa que gerenciará o sistema de radares no município e, tão logo termine este trabalho, voltará às suas atividades de fiscalização em campo

Cotia e Cia entrou em contato com agente Reinaldo na tarde desta terça-feira (22), mas ele não quis gravar entrevista. De acordo com a Setram, Reinaldo realiza a fiscalização do uso de vagas de estacionamento em áreas públicas e particulares no município (leia mais sobre o assunto aqui).

ATUALIZAÇÃO

Após a publicação desta reportagem, Reinaldo Souza divulgou uma nota para a imprensa narrando a sua versão do ocorrido. Segundo o agente, Paulinho Lenha estava com seu carro estacionado em uma vaga destinada à idosos, sem a credencial, dentro do Poupatempo de Cotia. Antes mesmo de chegar ao veículo do vereador, o agente disse que ele saiu da vaga, “se isentando da notificação”.

“Ao sair da vaga, o vereador imobilizou seu veículo ao meu lado, onde me encontrava lavrando um auto de infração, baixou o vidro do passageiro e fez a seguinte indagação: por que você prejudica os outros, você me multou defronte a minha obra’”, disse Reinaldo na nota.

A partir daí, gerou-se uma discussão entre os dois. Reinaldo teria o vídeo gravado do momento do debate. Cotia e Cia solicitou as imagens ao agente, mas ele não enviou.

“O nobre vereador em questão, além de se demonstrar desconhecedor das leis de trânsito e das próprias leis das quais aprova na Câmara, ele mostrou ser contra os direitos do idoso e da pessoa com deficiência ao defender a não fiscalização no interior de estabelecimentos privados apoiado pelos vereadores supracitados”, concluiu Reinaldo.

A Lei que o agente de trânsito cita é de 2012, sancionada pelo então prefeito Carlão Camargo. A Lei “autoriza a Divisão de Fiscalização do Trânsito, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, a fiscalizar os estacionamentos privados, com intuito de garantir o acesso às vagas reservadas para transporte de pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção, ou com mobilidade reduzida, e idosas”.

[ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 16H27 DO DIA 23/03/2022 COM A VERSÃO DO AGENTE DE TRÂNSITO DE COTIA, REINALDO SOUZA]. 
Postagem Anterior Próxima Postagem