SP registra queda nos bancos de sangue e governo convoca doadores em todo estado

De acordo com o governo, os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde; saiba como doar


O governo de São Paulo fez um alerta sobre a situação crítica nos bancos de sangue em todo o estado. De acordo com o governo, os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a queda foi causada por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias, que impactou o nível das reservas. 

O secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que a baixa nos estoques pode prejudicar o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais. 

Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados”, alerta.

Critérios para doar sangue:

· Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);

· Estar com a saúde em dia;

· Pesar, no mínimo, 50 kg;

· Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);

· Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação;

· Não deve estar em jejum.

Serviços

A população pode consultar todos os endereços para a doação no site www.saude.sp.gov.br. Abaixo, a lista dos principais Hemonúcleos do estado para doação:

– Pró-Sangue: agendamento através do telefone: Alô Pro-Sangue – (11) 4573-7800 ou pelo site http://www.prosangue.sp.gov.br.

– Hemocentro Ribeirão Preto: mais informações pelo site https://www.hemocentro.fmrp.usp.br

– Hemocentro Unicamp: mais informações pelo site https://www.hemocentro.unicamp.br

– Hemocentro de Botucatu: recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.

– Hemocentro de Marília: O Hemocentro da Famema fica na Rua Lourival Freire, nº 240 (ao lado do Fórum) no bairro Fragata. O telefone para mais informações é (14) 3402-1850. https://www.famema.br/hemocentro.

Postagem Anterior Próxima Postagem