Com avanço da ômicron, governo de SP recomenda diminuição da capacidade em eventos

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governo recomendou que as cidades reduzam em 30% a capacidade de público em eventos esportivos, musicais e atividades em geral que possam provocar aglomerações

Festival Cotia Musica, realizado em dezembro de 2021, teve autorização da Prefeitura de Cotia e desrespeitou todas as normas sanitárias. Foto: Reprodução / Redes sociais 


O governador de São Paulo, João Doria, divulgou nesta quarta-feira (12) novas medidas de combate à disseminação do novo coronavírus no estado.


Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governo recomendou que as cidades reduzam em 30% a capacidade de público em eventos esportivos, musicais e atividades em geral que possam provocar aglomerações.

O governo relembrou que cada município possui autonomia para editar regras de restrição, de acordo com a realidade local.

Segundo Doria, as novas medidas se fazem necessárias após a constatação de uma alta elevação no número de casos do coronavírus em São Paulo. “O governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, especialmente os musicais e esportivos, para que reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid”, destacou.

O governo explicou que as recomendações foram amparadas em orientação científica do Centro de Contingência do Coronavírus e são necessárias para contenção da evolução das taxas de contaminação do coronavírus, provocada especialmente pela variante ômicron que é considerada mais transmissível.

Também foi anunciada a prorrogação do uso de máscaras até 31 de março em todos os ambientes.

O governo reforçou ainda que eventos em geral devem disponibilizar álcool em gel e exigir o uso de máscaras dos participantes. A recomendação ainda prevê que os organizadores exijam do público a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).

“Em relação a eventos, shows e atividades esportivas, nós vamos continuar com a recomendação das medidas não farmacológicas, de uso obrigatório de máscaras e álcool gel. Todos os eventos devem exigir o comprovante da vacina completa e, se possível, testes. E recomendamos para as prefeituras que reduzam as taxas de ocupação desses eventos”, destacou o coordenador do Centro de Contingência, João Gabbardo.

Gabbardo informou também que o Estado registrou aumento de 58% das internações em leitos de UTI e de 99% nas enfermarias, nas duas últimas semanas. Apesar do número de pacientes em unidades de tratamento intensivo ser duas vezes menor do que o registrado no começo de 2021, os números atuais mostram aceleração das internações.

“Baseados nessas informações, o Comitê Científico reforça a necessidade do uso de máscaras em todos os ambientes. A recomendação para que a gente continue e aprimore todos os cuidados não farmacológicos de higienização das mãos, uso de álcool gel e, o mais importante de tudo, completar o esquema vacinal”, destacou Gabbardo.
Postagem Anterior Próxima Postagem