Frota disse que levará denúncia de crime ambiental em Cotia para a Câmara dos Deputados

Deputado federal postou um vídeo em suas redes sociais mostrando a invasão ilegal na área conhecida como Parque das Nascentes, divisa de Cotia com Embu das Artes


Parque das Nascentes, divisa de Cotia com Embu das Artes


O deputado federal, Alexandre Frota (PSDB), disse que levará a denúncia de um crime ambiental que vem acontecendo em Cotia para a Câmara dos Deputados. Trata-se da área de preservação ambiental Parque das Nascentes, divisa de Cotia com Embu das Artes.

“A área do Parque das Nascentes começou a ser invadida em 2018, de forma discreta e lenta. Em 2019, houve um crescimento significativo de residências e desmatamento [...] o MP (Ministério Público) de Cotia e de São Paulo já foram notificados. Moradores da região já não suportam mais os distúrbios criados”, disse Frota, em vídeo pulicado em suas redes sociais.

No final de julho deste ano, uma decisão em caráter liminar da Justiça obrigou a Prefeitura de Cotia a promover a desocupação irregular da área. Segundo a decisão, a prefeitura teria ainda de oferecer alternativa habitacional ou aluguel social aos ocupantes, demolindo as construções existentes no local e removendo os resíduos resultantes.

Dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Agropecuária mostram indícios da prática conhecida como “correntão”, caracterizada pelo desmatamento de toda a floresta de uma só vez. Entre os problemas provocados pela prática está a alta mortandande de animais, já que ela impede o afugentamento da fauna.

“Estamos diante do descaso das autoridades com este abuso do desmatamento. Essas invasões são ilegais. Eu espero mesmo que o Ministério Público acelere o processo. Não é aceitável o que estão fazendo aqui. Não podemos aceitar esse tipo de crime na cara de todos os moradores da região. Eu levarei esse processo para a Câmara Federal, onde será amplamente divulgado e debatido”, completou Frota.





Postagem Anterior Próxima Postagem