Reservatório de Cotia perde quase 10% em um mês e opera com menos da metade de sua capacidade

 Sistema Alto Cotia fechou setembro com apenas 49% de sua capacidade.


O reservatório Alto Cotia encerrou o  mês de setembro com uma queda de 8,43% em sua capacidade de armazenamento de água. No primeiro dia de setembro o sistema contava com 58,3% e encerrou o mês com apenas 49,87%.

Se comparado com o mesmo mês do ano passado, o reservatório ficou entre 74 e 63%. 

O nível de chuva ficou muito abaixo do esperado para o mês, a média histórica de chuva para setembro é de 80,3mm porém caiu apenas 13mm de chuva no reservatório.

Apesar da estiagem a SABESP informou em nota  no dia 16/09 que descarta o problema de  desabastecimento, mas reforçou a necessidade do uso consciente da água.

“Em (16/9), o Sistema Cotia [operava] com 54,1% da capacidade, nível maior, por exemplo, aos 45,6% de 2018, ano também de forte estiagem e que não houve problemas no abastecimento”, disse em nota enviada ao Cotia e Cia.

A Sabesp informou também que a projeção para a Região Metropolitana de São Paulo aponta níveis satisfatórios dos reservatórios para os próximos meses, até o final do ano, quando são esperadas as chuvas de verão.

“O sistema que abastece a RMSP, composto por 7 mananciais (Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço), é integrado e flexível, o que permite transferências de água entre regiões, conforme a necessidade”, disse.

A companhia reforçou que vem realizando nos últimos anos “ações que dão mais segurança hídrica, como a ampliação da infraestrutura, integração e transferência entre sistemas, além de campanhas para o consumo consciente”.

“Medidas adicionais às que já são realizadas serão adotadas se necessário, levando em consideração as projeções da Sabesp e o trabalho de acompanhamento da situação.”

Postagem Anterior Próxima Postagem