Ursa parda que morou 18 anos em zoológico do Recife é transferida para Cotia

Após 18 anos morando na capital pernambucana, o animal foi trazido ao Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, na última sexta-feira (24)

Úrsula, de 22 anos. Foto: Reprodução / Tv Globo


A ursa parda Úrsula, de 22 anos, se despediu de um zoológico de Recife (PE) na noite de sexta-feira (24).

Após 18 anos morando na capital pernambucana, o animal foi trazido ao Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Cotia. As informações são do G1.

A ursa e o irmão, Zé Colmeia, chegaram ao Zoológico do Recife em 2003, trazidos de Goiás, onde viviam em cativeiro.

A expectativa era levar os dois para o Rancho dos Gnomos, mas, em maio deste ano, Zé Colmeia, que tinha 22 anos, morreu em decorrência de problemas respiratórios.

Segundo o G1, Úrsula foi monitorada após o falecimento e não apresentou sintomas clínicos, apenas tristeza devido à morte do companheiro.

A operação para levar Úrsula foi planejada durante 90 dias. Para realizar o embarque, foram necessários alguns ajustes, como quebrar a parede do zoológico, para garantir a segurança e o bem-estar do animal. Na despedida, houve choro de saudade por parte da equipe, conforme informou a reportagem.

O deslocamento foi acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal. O caminhão que transportou Úrsula foi acompanhado por especialistas que monitoraram as reações do animal no veículo, durante o trajeto até Cotia.

Postagem Anterior Próxima Postagem