Projeto de reciclagem de bituca de cigarro retira 122 kg de lixo tóxico do meio ambiente em Cotia

Essa quantidade de bitucas seria suficiente para contaminar 153.625 litros de água com substâncias tóxicas e nocivas à saúde humana e dos animais.




Entre os meses de julho de 2020 e julho de 2021, a cidade de Cotia evitou que 122kg de lixo tóxico contaminasse o meio ambiente. O número pode parecer modesto, em um primeiro momento, mas é o resultado da coleta de 307.250 bitucas de cigarro que foram depositadas por fumantes nos coletores do projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro. Essa quantidade de bitucas seria suficiente para contaminar 153.625 litros de água com substâncias tóxicas e nocivas à saúde humana e dos animais.

São 30 coletores espalhados por Cotia e o material coletado é processado e transformado em celulósica (papel reciclado).

Toda ação, por mais modesta que seja, em favor da preservação do meio ambiente, da saúde da fauna e da flora, é positiva. Este projeto é resultado da preocupação de pessoas e empresas, além de uma gestão pública, preocupadas com o meio ambiente”, disse Gustavo Gemente, titular do Verde e do Meio Ambiente.

O secretário destacou o impacto positivo no meio ambiente que é alcançado com o projeto, mas ele afirmou que os reflexos na conscientização dos moradores também é uma grande conquista que se alcança com esta iniciativa.

O projeto de reciclagem de bitucas foi criado há seis anos, pelo empresário Marcos Poiato, e a estação de reciclagem, localizada na cidade de Votorantim, já reciclou mais de 30 milhões de bitucas. Com tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB), as bitucas são trituradas, submetidas à depuração dos componentes tóxicos e transformadas em massa celulósica (papel reciclado).
Postagem Anterior Próxima Postagem