Municípios de SP devem vacinar grávidas e puérperas sem comorbidades a partir de quinta-feira (10)

Serão cerca de 400 mil mulheres desses grupos que serão imunizadas. O anúncio foi feito na sexta-feira (4) pelo governador João Doria (PSDB)




A partir desta quinta-feira (10), os 645 municípios de São Paulo devem passar a vacinar as grávidas e puérperas que não possuem comorbidades com vacinas do Butantan e da Pfizer - esta última após treinamento pela farmacêutica.

Serão cerca de 400 mil mulheres desses grupos que serão imunizadas. O anúncio foi feito na sexta-feira (4) pelo governador João Doria (PSDB).

“Na próxima segunda-feira, na capital, em São Bernardo do Campo e em Campinas, iniciaremos a vacinação de gestantes e puérperas. E a partir de quinta, dia 10, em todos os demais municípios do estado de São Paulo, de maneira a planejar e organizar a vacinação com a vacina correta. Ou seja, as vacinas da Pfizer e a do Butantan, que são as duas que a medicina recomenda e aprova para gestantes e puérperas”, anunciou Doria.

O uso do imunizante da Fiocruz/Astrazeneca para grávidas e puérperas está suspenso desde maio por orientação do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Nós já trabalhamos com gestantes com comorbidades e agora estamos abrindo essas faixas para as sem comorbidades. Então em torno de 400 mil gestantes e puérperas receberão a vacina”, completou a Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar relatório ou laudo médico com indicação do profissional para tomar a vacina. As puérperas podem apresentar certidão de nascimento da criança.

Postagem Anterior Próxima Postagem