Hospital de Cotia tem 80% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados, segundo Estado

Já os leitos de enfermaria, também para pacientes com covid, estão com 78% de lotação. Unidade dispõe de 30 leitos de UTI Covid-19 e 36 de enfermaria




O Hospital Regional de Cotia (HRC) está com 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados para pacientes infectados com a Covid-19, ocupados.

Já os leitos de enfermaria, também para pacientes com covid, estão com 78% de lotação. Os números foram apurados pela reportagem junto à Secretaria de Estado da Saúde na sexta-feira (11).

Segundo a pasta, a unidade dispõe de 30 leitos de UTI Covid-19 e 36 de enfermaria. A secretaria destaca que essas taxas de ocupação podem variar em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências.

Como o Hospital de Cotia atende pacientes de municípios vizinhos, a prefeitura realizou um convênio de 28 leitos, sendo oito de UTI e 20 clínicos, com o hospital privado São Camilo, na Granja Viana, para atender pacientes com suspeita e também diagnosticados com Covid-19.

Além dos 28 leitos do São Camilo, a cidade conta com mais 43 leitos públicos divididos entre os três prontos atendimentos. No entanto, não são todos para pacientes com covid-19. Desses leitos na rede pública do município, nove são de emergência, 21 para casos moderados e 13 para casos mais leves.

A Secretaria de Saúde de Cotia deixou de informar em seus boletins epidemiológicos a taxa de ocupação dos leitos municipais. Cotia e Cia fez contato com a prefeitura para saber o motivo, mas não obteve retorno.

Confira abaixo a estrutura do município

Nos três Prontos Atendimentos:

9 leitos vermelhos

21 leitos amarelos

13 leitos verdes


Hospital São Camilo

8 leitos com suporte ventilatório

20 leitos de enfermaria

Total de leitos: 71


Hospital Regional de Cotia

30 leitos de UTI Covid

36 leitos de enfermaria Covid

Total – 66 leitos

Postagem Anterior Próxima Postagem