Segunda dose não foi suficiente para vacinar todos idosos, diz Secretaria de Saúde de Cotia

Secretaria de Saúde de SP, no entanto, disse que a quantidade da segunda dose enviada ao município é a mesma da primeira; idosa de 64 anos chegou 15 minutos após o horário anunciado da vacinação, e não tinha mais senha




A Secretaria de Saúde de Cotia informou, no final da tarde desta terça-feira (18) ao Cotia e Cia, que a quantidade de vacinas da segunda dose, enviadas pelo governo de São Paulo ao município para serem aplicadas em idosos com mais de 64 anos, não foi suficiente.

No entanto, a secretaria não informou quantas doses foram aplicadas e quantas faltaram. A pasta disse também que aguarda o recebimento de mais doses do estado para seguir com a imunização.

Cotia e Cia entrou em contato nesta quarta-feira (19) com a Secretaria de Estado da Saúde para saber a quantidade de vacinas da segunda dose que foi enviada ao município. A princípio, a pasta informou que a quantidade da segunda dose enviada é a mesma da primeira, portanto, não deveria faltar.

A reportagem fez novamente contato com a Secretaria de Saúde de Cotia para saber quais foram as faixas etárias vacinadas ontem e aguarda retorno.

“CHEGUEI ÀS 13H15 E NÃO TINHA MAIS SENHA”

A aplicação da segunda dose da Coronavac aconteceu nesta terça-feira (18), a partir das 13h. Mas segundo relatos de idosos, antes mesmo das 13h30 já não tinham mais senhas para a vacina.

As filas, tanto de carros quanto de pedestres, estavam imensas para quem procurou o polo da Prefeitura de Cotia. No drive-thru, os carros passavam do Hospital São Francisco.

Dona Maria Natividade, 64, estava na fila de carros. Chegou às 13h15, mas quando chegou em sua vez, já não tinham mais senhas. “Tinham umas 30 pessoas na minha frente que pegaram senha. Muita gente ficou sem”, relata.

Maria recebeu a primeira dose no dia 15 de abril, ou seja, receberia a segunda dose 33 dias após. O recomendado, no entanto, é que a segunda dose da Coronavac seja aplicada em um intervalo com no máximo 28 dias para ter uma eficácia de até 73,8%. Não há dados científicos sobre eficácia em relação a prazos maiores do que esse.

“Eu preciso tomar [a segunda dose]. Só não sei como. Eu estou aguardando pra ver se divulgam”, disse Maria.

Segundo o vacinômetro, portal do governo paulista que disponibiliza dados sobre a aplicação da vacina contra a Covid-19 em todos os municípios do estado, a cidade de Cotia recebeu 68.084 doses, mas aplicou 55.917 até a tarde de ontem. Desse total de doses aplicadas, 37.142 foram da primeira e 18.775 da segunda.

Reportagem: Neto Rossi 

Postagem Anterior Próxima Postagem