Main Slider

Moradora de Cotia denuncia página no Instagram que clona números de WhatsApp


Página ‘Serra Gaúcha Vinhoss’ envia mensagens aos usuários pedindo dados para cadastrá-los em uma suposta promoção de viagem




Uma moradora de Cotia, que preferiu não ser identificada, denunciou ao Cotia e Cia uma página no Instagram que faz clonagens de números de WhatsApp. A reportagem tentou fazer contato com a página ‘Serra GaúchaVinhoss’ na tarde deste sábado (1º), mas foi bloqueada logo na sequência.

Basta seguir a página na rede social que o usuário recebe a seguinte mensagem: “Olá Sr(a), analisamos que você segue nossa página do Instagram de publicidade. Você está concorrendo 1 final de semana em Serra Gaúcha. Poderá levar 2 acompanhantes para fazer parte dessa grande experiência.”

Abaixo, a página pede os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número com DDD e estado.

A moradora que fez a denúncia deu andamento na conversa até solicitarem para ela, por SMS, um código para se cadastrar na suposta promoção.

Mas ao receber o código em seu celular, uma mensagem alertou que seu número seria registrado em outro aparelho. “Então, tive a confirmação de que realmente se tratava de um golpe, como eu desconfiava desde o início”, disse.

Ela não informou ao responsável da página o código que havia recebido e nem seus dados corretos. Mas o usuário insistia para que a moça enviasse as mensagens com as informações solicitadas.

Cotia e Cia entrou em contato com a página 'Serra Gaúcha Vinhos', através do Instagram, e pediu um número para contato. Após visualizar a mensagem no aplicativo, o usuário bloqueou a reportagem. 

Confira abaixo a sequência da conversa.