Após recomendação da Anvisa, Cotia suspende vacinação contra a covid em grávidas

Imunização de gestantes aconteceria nesta terça-feira (11); Anvisa diz que bula da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica

Foto: Agência Brasil 


A Prefeitura de Cotia suspendeu a vacinação contra a Covid-19 em mulheres gestantes. A imunização ocorreria nesta terça-feira (11) nos polos de Caucaia do Alto e Cotia.

O cancelamento se deve a uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência orienta que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação, segundo a Anvisa, é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica”, diz em nota técnica divulgada nesta segunda-feira (10).

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cotia informou que aguarda novas instruções e parecer técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa sobre o atendimento desse público.

O governo de São Paulo, também em nota, disse que o Plano Estadual de Imunização (PEI) seguirá as orientações comunicadas pela agência com a suspensão temporária e geral da vacinação deste grupo.




Postagem Anterior Próxima Postagem