PAT de Cotia está sem sistema há mais de uma semana, denuncia usuária que reclama do ‘descaso’

Secretaria de Trabalho e Emprego explicou que os servidores municipais não têm acesso ao sistema do PAT, que são apenas os colaboradores do estado, que estão em home-office. Orientou ao munícipes também a realizarem o procedimento pelo serviço remoto
Portas do Posto de Atendimento ao Trabalhador estavam fechadas na manhã desta quinta-feira (8).
Foto enviada por Gabriela Neves  

Gabriela Neves Ferreira, 27, está desempregada há cerca de um mês e precisa dar entrada no seu seguro-desemprego. Acontece que o procedimento, segundo ela, só pode ser feito presencialmente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cotia. No entanto, de acordo com Gabriela, a unidade está sem sistema há mais de uma semana.

“Eu cheguei a dar entrada no seguro-desemprego no dia 25 de março, mas não consegui finalizar. Aí voltei no dia seguinte e já não estava funcionando [o sistema do PAT]. Veio a semana de feriado. Eles fecharam e retornaram nesta segunda-feira, dia 5. Eu fui lá toda a semana, estava aberto, mas com um rapaz falando que estava sem sistema”, reclama.

Ainda de acordo com Gabriela, na manhã desta quinta-feira (8) o PAT já nem aberto estava. Para a usuária, foi um verdadeiro descaso, já que não houve comunicação e o telefone da unidade ninguém atende.

“Hoje fui lá e estava fechado. Sempre quando eu vou lá, encontro as mesmas pessoas. Têm pessoas com data pra vencer a entrada do seguro. No meu também, já faz um mês que eu não consigo. Não tem outra forma de conseguir. Só no PAT que da pra resolver. Hoje foi um descaso, até porque hoje não é feriado, a gente paga o salario dos funcionários de lá pra eles ficarem em casa? A gente liga e ninguém atende”, diz indignada.

OUTRO LADO 

Um dia após a publicação do texto desta coluna, a Secretaria de Trabalho e Emprego de Cotia explicou que não houve expediente no PAT entre os dias 29/03 e 1/04 por conta da antecipação dos feriados municipais, assim como no dia 2/04, que foi feriado do aniversário de Cotia.

Já nesta segunda-feira (5), a pasta informou que os servidores municipais que trabalham no PAT já estavam no local, mas em sistema de rodízio, por conta da pandemia. “Estes colaboradores atuam em conjunto com os colaboradores do Governo do Estado (que é o gestor dos serviços e sistemas operados no PAT) que estavam em home-office e o sistema não pôde ser acessado pelos colaboradores municipais, nos primeiros dias da semana”, disse em nota.

A secretaria também disse que está orientando a população a utilizar os aplicativos da carteira digital e de entrada no seguro desemprego. “Esta orientação foi e está sendo dada a todo munícipe que passou e que passa pelo PAT de Cotia - um dos únicos que permanecem aberto em toda a região para orientar a população”, diz a nota.

“Importante que os munícipes acessem os serviços remotos, especialmente por conta da pandemia. No site da Prefeitura tem orientação sobre estas ferramentas estaduais e a forma como acessá-las com segurança - livres do risco de exposição à Covid-19”, concluiu.

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 17H44 DO DIA 09/04/2021 COM A NOTA DA SECRETARIA DE TRABALHO E EMPREGO)
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