Consórcio alega supostas irregularidades envolvendo a empresa indicada como vencedora do processo
![]() |
| Imagem ilustrativa. Metrô de SP |
O Metrô de São Paulo está realizando uma nova rodada de licitação para definir a empresa responsável pelos serviços de investigações geotécnicas, sondagens de solo e cadastramento das redes de utilidade pública, que servirão de base para o projeto da futura Linha 22-Marrom.
De acordo com informações publicadas pelo site Metrô CPTM, a sessão de entrega das propostas estava prevista para setembro. No entanto, o resultado da licitação não chegou a ser divulgado oficialmente no site da companhia.
Ainda segundo o Metrô CPTM, um recurso administrativo apresentado por um dos consórcios participantes pode provocar novos atrasos nos prazos estimados para o avanço da documentação da linha.
O Consórcio FG-Planal ingressou com recurso contra o resultado da licitação nº 10021516, solicitando a anulação do resultado. O grupo alega supostas irregularidades envolvendo a A1MC Projetos Ltda, empresa indicada como vencedora do processo.
O recurso aponta que a A1MC teria apresentado documentos obrigatórios fora do prazo, incluindo a comprovação de capacidade técnica exigida no edital, o que a tornaria inabilitada. As alegações questionam também a decisão do Metrô de permitir que a empresa apresentasse esses documentos após o prazo original.
Diante disso, o Consórcio FG-Planal pede que o resultado da licitação seja anulado, abrindo caminho para uma nova seleção da empresa vencedora responsável pelos estudos da Linha 22-Marrom.
Sobre o Metrô em Cotia
Nos estudos preliminares, a Linha 22-Marrom terá 29 km, 19 estações e um pátio para 52 trens.
A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.
Em 2023 foram divulgados pelo Metrô as possíveis estações da linha 22-Marrom, na cidade de Cotia. O modal teria a saída do Terminal Metropolitano, passando pela Vila Santo Antônio, Sabiá, Parque Alexandra, Estrada do Embu, Mesopotâmia e Granja Viana.
