Equipamento não letal lançado por emenda parlamentar dispara fios de kevlar que imobilizam suspeitos sem causar ferimentos
|  | 
| Foto: Prefeitura de Cotia | 
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, recebeu uma emenda parlamentar destinada exclusivamente à compra de uma nova tecnologia não letal para a Guarda Civil Municipal (GCM). 
O equipamento, apelidado popularmente de “arma do Homem-Aranha”, dispara fios de kevlar que se enrolam nos membros do indivíduo, imobilizando-o sem causar ferimentos. 
Os trâmites para aquisição ainda estão em andamento e, por se tratar de uma verba “carimbada”, o recurso só poderá ser usado para esta finalidade.
Os trâmites para aquisição ainda estão em andamento e, por se tratar de uma verba “carimbada”, o recurso só poderá ser usado para esta finalidade.
|  | 
| Arma não-letal 'Bola Wrap' é popularmente conhecida como arma do 'homem-aranha'. Foto: Divulgação | 
Assim que o processo for concluído, a corporação passará por treinamento específico para o uso correto da tecnologia, conforme informou o secretário de Segurança Pública, GCM Fabrício Dourado. “Findado o processo de aquisição, os guardas passarão por capacitação. O uso será avaliado conforme a necessidade em cada ocorrência”, destacou o secretário.
De acordo com Dourado, a nova ferramenta poderá ser utilizada principalmente em situações de menor periculosidade, como em atendimentos a pessoas em surto psicótico.
“Há casos em que o indivíduo não é criminoso, mas, por estar em surto, representa risco a outras pessoas. Essa tecnologia pode ser útil para conter o descontrole sem causar ferimentos”, explicou.
O dispositivo utiliza um fio de kevlar, material sintético mais resistente que o aço e altamente durável, projetado para conter o movimento da pessoa atingida de maneira segura.
Com a implementação da nova tecnologia, Cotia se tornará a primeira cidade do Brasil a dotar sua GCM da chamada “arma do Homem-Aranha”, reforçando o investimento em soluções não letais e "em protocolos modernos de abordagem".
