Espaço funciona 24h, oferece 20 vagas de pernoite, alimentação e apoio psicossocial, mas instalação próxima a escolas preocupou moradores
![]() |
Foto: Neto Rossi / Cotia e Cia |
Reportagem: Neto Rossi e Daniel Harzer
A Prefeitura de Cotia inaugurou nesta sexta-feira (12) a Casa de Acolhimento e Abordagem “Pastor Lídio e Poeta Caju”, localizada na Rua Catarina Etelvina, 214, Vila São Francisco, região central.
O novo espaço amplia a rede de atendimento a pessoas em situação de rua e substitui o alojamento provisório de pernoite que vinha funcionando no Cecap.
Emocionado, o prefeito Welington Formiga destacou a importância do projeto: “Hoje é um dia histórico, estou muito emocionado, mas com o dever e a missão cumprida”, afirmou.
O espaço funcionará 24 horas por dia e oferece atendimento psicológico, acompanhamento com assistente social, oficinas em grupo, banho, kits de higiene pessoal e alimentação (café da manhã, almoço e jantar).
A unidade tem capacidade inicial para 20 vagas de pernoite, em dormitórios masculinos e femininos, além de espaço pet. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias, a capacidade poderá ser ampliada conforme a demanda.
A unidade tem capacidade inicial para 20 vagas de pernoite, em dormitórios masculinos e femininos, além de espaço pet. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias, a capacidade poderá ser ampliada conforme a demanda.
Paulo da Silva, conhecido como Paulinho, um dos beneficiados, afirmou que “o espaço vai dar um pouco mais de dignidade para quem mora na rua ou para quem tem problema com o vício”. “Isso aqui é uma vitória muito grande para nós que somos moradores de rua”, disse.
Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias também celebraram a abertura. “Aqui não é só um espaço físico, é a realização de um sonho de muita luta que está se concretizando hoje”, disse Gláucia Freitas, diretora de departamento da pasta.
Atualmente, a Prefeitura também mantém outro serviço de acolhimento em Caucaia do Alto, em parceria com uma instituição local, que oferece 50 vagas de pernoite e 50 vagas de centro-dia, mediante encaminhamento via abordagem social e pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
PREOCUPAÇÃO
A instalação da Casa na região central gerou preocupação entre alguns moradores, principalmente pela proximidade com escolas e pelo receio de que pessoas atendidas no espaço tenham histórico de dependência química.
Durante a inauguração, o prefeito respondeu aos questionamentos e fez um apelo à comunidade: “Não dá para isolar. Vou fazer no centro da cidade, vou apoiar, sim. A Guarda Municipal está muito mais preparada. Nós não podemos cruzar os braços. O problema que está acontecendo hoje no Brasil e em Cotia, de termos 212 irmãos em situação de rua, é um problema que o Estado não cuidou. Então é um grande passo. Eu peço aos vizinhos que fiquem tranquilos e saibam que todos aqui somos o amor da vida de alguém”, disse Formiga.