Mostra reúne composições de diferentes épocas que reforçam estereótipos e violências contra a mulher
![]() |
Foto: Divulgação |
Em parceria com o Shopping Granja Vianna, a Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social de Cotia promove a exposição “Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas”. A mostra apresenta um acervo de canções que vão desde a década de 1930 até os dias atuais e que, em suas letras, trazem referências à misoginia, ao machismo e à violência contra a mulher.
A curadoria é de Lena Miramontes, presidente do Conselho Municipal da Mulher, e a idealização é da secretária Solange Aroeira. “Quando composições musicais fazem apologia à violência, ao machismo, à objetificação da mulher, elas precisam ser questionadas”, destacou Solange.
Entre os exemplos, o público poderá conhecer músicas que, de forma velada ou explícita, retratam agressões físicas e psicológicas contra a mulher. “A ideia é promover a reflexão sobre o que estamos ouvindo, repetindo e normalizando. Não é sobre censura, é sobre consciência, porque para mudar a realidade, também precisamos mudar o tom”, completou a secretária.
No mesmo espaço, a Secretaria também distribui materiais da campanha “Não se cale: violência contra a mulher é crime”, que reúne os principais canais de denúncia, como Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (153), Disque 100, Disque 180 e o telefone da Secretaria (11 9 5770-5962).
📍 Serviço
Exposição “Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas”
📅 Até o fim de setembro
📌 Shopping Granja Vianna – Piso 1, Loja 227
📍 Rodovia Raposo Tavares, 23.500 (sentido São Paulo), Granja Viana – Cotia
🎟️ Entrada gratuita