A previsão é que 2,1 mil passageiros passem pelo local diariamente; inauguração contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas
![]() |
Foto: Governo de SP |
A nova Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante foi oficialmente entregue à população de Itapevi nesta segunda-feira (5), com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Marcos Godoy, Teco.
Desde o dia 4 de abril, o terminal opera em regime de operação assistida pela ViaMobilidade, que pertence a Motiva (antiga CCR), oferecendo mais uma alternativa de mobilidade urbana aos moradores da região.
“A ampliação do transporte metroferroviário é muito importante. São 32 km já contratados em obras de expansão de trem e metrô na região metropolitana. Investir na mobilidade urbana é investir na diminuição de tempo de viagem, na sustentabilidade e na qualidade de vida da população. Quanto mais interligado o sistema for, melhor ele vai funcionar”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A reativação da estação atende a uma antiga reivindicação dos bairros Ambuitá, Amador Bueno e Jardim Santa Rita. As obras da nova estação começaram em abril de 2024 e representam um investimento de R$ 26,5 milhões. Localizada na Estrada de Araçariguama, 110, a estação ocupa o mesmo endereço onde funcionava a antiga unidade, desativada e demolida em 2010.
“A nova Estação Ambuitá é um marco para Itapevi. Fortalece nosso Polo Industrial, atrai investimentos que geram emprego para a nossa gente e oferece mais suporte aos empresários da região. É desenvolvimento com qualidade de vida para a população e mais competitividade para a economia da cidade”, destacou o prefeito Marcos Godoy, Teco (Podemos).
A previsão é que 2,1 mil passageiros passem pelo local diariamente – uma média mensal de 65 mil usuários.