Proposta, que segue agora para sanção ou veto do prefeito Welington Formiga (PDT), busca coibir o furto do metal em comércios e residências
![]() |
Foto: Polícia Civil |
A Câmara Municipal de Cotia aprovou, na sessão dessa terça-feira (20), o Projeto de Lei nº 68/2025, de autoria do vereador Celso Itiki (PSD), que proíbe a venda de cobre na cidade sem a comprovação da origem do produto.
A proposta, que segue agora para sanção ou veto do prefeito Welington Formiga (PDT), busca coibir o furto do metal em comércios e residências.
As penalidades para quem for flagrado com cobre queimado sem a documentação necessária envolvem desde apreensão do material e aplicação de multa até a cassação do alvará de funcionamento em caso de reincidência.
Conforme dados do Instituto Conexis Brasil Digital, apenas no ano passado quase 5,5 milhões de metros de cabos de cobre foram furtados e roubados no Brasil, afetando diretamente mais de 7 milhões de pessoas.
Em 2024, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) apreendeu 88 toneladas do material, número seis vezes maior que em 2023.