3 linhas da CPTM serão privatizadas em SP; audiências públicas acontecem este mês

Juntas, as três linhas transportam mais de 17 milhões de pessoas por mês

Foto: Agência Brasil 


O governo de São Paulo vai privatizar as linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Está prevista para o próximo dia 19 a primeira de três audiências públicas sobre o processo de concessão.

As sessões ocorrerão de forma presencial, com transmissão pela internet. Eis as datas: 

19/06 – em São Paulo, às 9h, na sede do DER (Departamento de Estrada de Rodagem); 
20/06 – em Guarulhos, às 9h30, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); 
21/06 – em Mogi das Cruzes, às 9h30, no auditório da OAB-Mogi das Cruzes.

Segundo a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos, nos encontros o governo vai pedir contribuições e opiniões da sociedade civil a respeito do projeto.

Juntas, as três linhas transportam mais de 17 milhões de pessoas por mês. De acordo com levantamento da CPTM com base em outubro de 2023, a Linha Coral transporta, em um mês, 11,7 milhões de passageiros, a Linha Safira leva 5,4 milhões de pessoas e a Jade, 431,2 mil usuários.

A Linha 11 sai da região central paulistana e vai em direção à zona leste, passando por Poá e chegando a Mogi das Cruzes. A Linha 12 faz um trajeto paralelo, passando por Itaquaquecetuba até Poá. A Linha 13 liga a parte central da capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O processo de transferência das linhas para a iniciativa privada prevê, segundo o governo de São Paulo, a ampliação da Linha Jade, com a construção de dez novas estações. A empresa que assumir essa parte do sistema deverá ainda requalificar a infraestrutura das linhas.

Com informações da Agência Brasil 
Postagem Anterior Próxima Postagem