Covid-19: O fim da emergência global não significa o fim da pandemia; entenda

OMS declarou hoje que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional

Foto: Agência Senado 

Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

“Ontem, o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

MAS O QUE ISSO SIGNIFICA

Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença.

Membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população.

Entretanto, isso não significa que a Covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. “Na semana passada, a Covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, disse o diretor-geral. a emergência acabou. “A batalha não acabou. Provavelmente não haverá um ponto em que a OMS anunciará o fim da pandemia", completou.

Pelas regras da agência, não existe uma declaração oficial do final da pandemia. Assim como a Aids, portanto, a covid-19 continuará a ter o status de pandemia. O regulamento sanitário criado pelos governos há quase 20 anos apenas permite que os cientistas anunciem o início de uma emergência global ou seu ponto final. Não há uma definição de pandemia e o termo está em negociação para o estabelecimento de um acordo que permitirá modificar a resposta global a novos surtos.

EM RESUMO

O status de pandemia será mantido porque:

a doença causada pelo Sars-Cov-2, o novo coronavírus, ainda se mantém em disseminação global,

ela ainda afeta vários continentes e mantém um surto com transmissão sustentada,

e tem impacto relevante no número de mortes e hospitalizações: na semana passada, a Covid matou uma pessoa a cada três minutos.

Entenda a diferença técnica entre os dois termos:
    
A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) é um termo técnico que passa por diversos critérios até ser decretado. A designação é bastante importante para coordenação de esforços de saúde pública internacionais. É também o mais alto nível de alerta da OMS. Acabar com a emergência pode significar que a colaboração internacional ou os esforços de financiamento também serão encerrados ou mudarão de foco, embora muitos já tenham se adaptado à medida que a pandemia recuou em diferentes regiões.

Já o termo pandemia é diferente e faz referência a disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto. Para a OMS, a declaração de uma pandemia é uma caracterização ou descrição de uma situação.

Com informações do UOL, G1 e Agência Brasil
Postagem Anterior Próxima Postagem