Instalação de passarela na estrada de Caucaia cria divergência entre Enel e prefeitura

Entenda a situação

Imagens mostram alunos se arriscando para atravessar a via em meio aos veículos

A Prefeitura de Cotia e a Enel se divergiram sobre o processo de instalação de uma passarela na Avenida Prefeito Ivo Mário Isaac Pires, conhecida como estrada de Caucaia do Alto, próximo a Escola Estadual Laércio Surim. A passarela que havia no local foi retirada pela prefeitura, há mais de 2 anos, por ocasião da duplicação da estrada.

Em nota enviada ao Cotia e Cia, a prefeitura explicou que a passarela passará de 44 para 64 metros de extensão para passar a atender a norma de acessibilidade (Norma 9050) e, portanto, a sua recolocação dependeria de intervenções da Enel com a substituição dos postes.

Em 2021, a prefeitura disse que fez a solicitação à Enel, no entanto, a substituição dos postes não foi feita à época em função da redução do número de funcionários em campo, por ocasião do pico da pandemia da Covid-19.

“Houve reiterados pedidos à concessionária, que passou por algumas mudanças de gestão nos últimos anos e, em dezembro de 2022, os ajustes na posteação foram realizados”, disse a administração municipal.

Mas o problema não está aí. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana explicou que realizou a fundação da passarela no lado em que fica a escola. Para fazer a fundação do outro lado, no entanto, a Secretaria disse que depende “mais uma vez da Enel, pois o serviço deverá ser programado em razão da necessidade de desligamento da rede elétrica que passa no local”

A Enel ainda não se manifestou sobre este pedido da Secretaria. Situação que está impactando em atraso para o andamento dos serviços

Procurada pelo Cotia e Cia, a informação da Enel foi outra. A empresa explicou que o trecho de obra para afastamento de rede elétrica foi concluído em dezembro de 2022. Mas ressaltou que, neste momento, “aguarda o retorno da prefeitura para que seja feito o desligamento programado da rede elétrica na região para instalação da passarela por parte do poder público”.

Enquanto um lado empurra para o outro, alunos da E E Laércio continuam se arriscando para atravessar a estrada, como mostra o vídeo abaixo:


Postagem Anterior Próxima Postagem