Eleições 2022: Histórico e trajetória dos candidatos de Cotia a deputado estadual e federal

Cotia e Cia atualizou a lista de candidatos que moram na cidade e que disputarão as eleições deste ano; confira

Foto: Antônio Augusto / TSE

No dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022, 185.031 cotianos poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos. 

O número de eleitores na cidade é 10% superior ao das eleições de 2018, quando havia 168.031 pessoas aptas a votarem. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Cotia, há 5 candidaturas que disputam o cargo para deputado estadual e 4 para deputado federal. Confira abaixo quem são e a trajetória de cada um deles.

Eduardo Nascimento (PSB)

O ex-vereador de Cotia, Eduardo Nascimento, é candidato a deputado estadual pelo PSB. Ele foi vereador na cidade de 2016 a 2020, sendo o segundo com maior número de votos. Ao longo do mandato, realizou mais de 140 indicações de proposituras na Câmara, entre elas, a instalação de brinquedos adaptados em áreas públicas e em propriedades privadas de uso público, para crianças com necessidades especiais. Eduardo é empresário no ramo da construção civil e atua como ativista social há 26 anos. Entre os políticos que o apoiam, estão Márcio França, pré-candidato a Senador, o atual prefeito de Cotia, Rogério Franco, o ex-prefeito Quinzinho Pedroso, Profº Mário Luiz Guide, além de vereadores da cidade, como Iran Soares, Felipe Variedades, Serginho, Pedinha, Marcinho Prates , Jhonny Santos, Castor Andrade, entre outros. Na região, conta com o apoio do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, e o empresário Piter Santos, que foi segundo colocado nas eleições municipais de Vargem Grande Paulista, em 2020. Natural de São Paulo, Eduardo tem 52 anos, é casado com a empresária Sandra Rocha e é pai de 4 filhos.

Eduardo Nascimento (PSB)


Isaías Oliveira (PSB)

Natural de Osasco, Isaías é candidato a deputado federal pelo PSB. É a primeira vez que ele se candidata. Isaías é pastor e presidente das Assembleias de Deus Vida e Paz com Cristo, com sede em Cotia. Pai de quatro filhos, tem formação superior em teologia científica. Está há 20 anos como liderança comunitária e espiritual desenvolvendo projetos sociais junto à comunidade. Suas principais bandeiras são em defesa do cristianismo, em defesa da liberdade de expressão e da família.

Isaías Oliveira (PSB). Foto: Divulgação

Welington Formiga (PSC)

Welington Formiga, 35, é candidato a deputado estadual pelo PSC. Formado em direito e pós-graduado em direito eleitoral, ele é casado e pai de um casal. Em 2020, obteve quase 52 mil votos para prefeito de Cotia. Em 2018, se candidatou para deputado estadual pelo PTB. Obteve 17.449 votos, mas não foi eleito. Formiga está na política desde o ano 2000, quando ainda era adolescente.

Welington Formiga (PSC)



Sandrinho Santos (Solidariedade)

Alexsandre Santos Ramos, 42, mais conhecido como Sandrinho Santos, é candidato a deputado federal pelo Solidariedade. Formado em Gestão Pública, está em seu segundo mandato como vereador em Cotia. Disputou sua primeira eleição para vereador em 2008, quando obteve 475 votos. Quatro anos depois, disputou novamente a eleição, obtendo 787 votos, mas só foi eleito vereador a primeira vez em 2016, com 1.590 votos. Já na disputa pela reeleição, em 2020, dobrou a sua votação e consagrou-se como o vereador mais votado da história da cidade, com 3.878 votos. Hoje, Sandrinho é presidente municipal do Solidariedade Cotia e 2° secretário na executiva estadual do partido.

Sandrinho Santos (Solidariedade)


Mulheres de Todas as Lutas (PSOL)

A candidatura coletiva Mulheres de Todas as Lutas, para deputada estadual, é composta por Cida Aires, Amanda Lino, Solange Pall, Claudia Pontes e Carla Santos.

Cida Aires é enfermeira, negra, mãe solo de três, mora em Cotia e trabalha em Carapicuíba e Barueri. É defensora do SUS e da saúde pública. Tem uma trajetória de participação nas lutas populares. É a representante oficial da candidatura;

Amanda Lino é professora na educação infantil e dirigente sindical em Iperó. Mora em Sorocaba, onde trabalha com terapia para crianças do espectro autista. Iniciou sua militância no MST. É graduada em pedagogia da terra e mestra em educação pela UFSCar. Mãe de três, atua no movimento de mulheres, destacando a condição da maternidade nas políticas públicas;

Solange Pall é advogada de formação, servidora do judiciário estadual e presidenta do PSOL de Osasco. Tem um histórico de militância na região oeste metropolitana, com destaque para o movimento de moradia e a defesa dos direitos das mulheres. É mãe solo de três;

Claudia Pontes é estudante de psicologia e negra. Mora em Vargem Grande Paulista, onde participa do conselho de saúde. É organizadora do movimento Unir VGP por participação popular direta e atua num projeto de futebol popular;

Carla Santos é professora da rede estadual, trabalha e mora em Cotia. Mãe de duas, atua na APEOESP e no movimento negro, sendo uma das coordenadoras do cursinho popular da Uneafro.

Mulheres de Todas as Lutas


Alexandre Frota (PSDB)

O deputado federal Alexandre Frota é candidato à deputado estadual. Morador da Granja Viana, ele está envolvido com a política desde 2018, quando se elegeu deputado federal por São Paulo pelo então partido do presidente Jair Bolsonaro, o PSL, com 155.522 votos.

Para as eleições deste ano, Frota decidiu que seguirá a carreira parlamentar e disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, agora pelo PSDB, partido ao qual está filiado desde agosto de 2019.





Enfermeira Amanda Maria (Solidariedade)

Amanda Maria, 42, é candidata a deputada federal pelo Solidariedade. É enfermeira, mãe típica e atípica, avó, nascida e criada em Cotia e filha do cidadão cotiano Marcelo Maria (in memorian), que foi cantor e funcionário público por 35 anos na cidade, compositor e intérprete do hino da Romaria de Caucaia do alto ao Bom Jesus de Pirapora. Amanda é enfermeira pós-graduada em gestão da saúde pública e privada. Mãe do Marcelinho, 11 anos, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista) há 5 anos. É ativista da causa autista e membro do Conselho da Pessoa com Deficiência de Cotia, além de idealizadora do projeto social #paraobemdecotia e Vagas#paraobemdecotia, que apoia famílias em condições de vulnerabilidade social e recolocação no mercado de trabalho. Amanda também é vice-presidente do bairro Outeiro de Passárgada, em Cotia, e conselheira do Comitê Amigos da Juréia, em Iguape, no Vale do Ribeira. Ela também é presidente municipal do partido Solidariedade Iguape. Foi candidata a vereadora em Cotia, em 2020.

Enfermeira Amanda Maria (Solidariedade)


Todynha (Podemos)

Todynha, 55, é moradora de Cotia e candidata a deputada estadual pelo Podemos. Formada em administração, milita em causas sociais desde os 17 anos, lutando por moradia popular, saúde e assistência social. Empresária do ramo imobiliário, atua em várias vertentes deste nicho. Em 2021, se tornou a Idealizadora do Instituto MAM – Movimento pela Autonomia da Mulher, que visa o atendimento, acolhimento e capacitação de mulheres em vulnerabilidade social. O objetivo do projeto é agregar valor à vida de mulheres e suas famílias, para que elas se tornem autônomas e protagonistas de suas vidas e de toda uma sociedade.

Todynha (Podemos)


Cláudia Grande (PSD)

Cláudia Grande, 66, é candidata a deputada federal pelo PSD. Natural de Campo Grande (MS), chegou a São Paulo aos 10 anos. Mãe de 4 filhos, sua experiência como empreendedora começou nos anos 1990, quando abriu uma construtora em sociedade com o ex-marido. Migrou para o ramo de reciclagem e soluções em prol do meio ambiente. Hoje, Cláudia é dona da maior loja virtual de roupas para pessoas com mais de 60 anos e plus size. Cláudia venceu o câncer por três vezes e fundou o Projeto 60 Anos, cujo objetivo é compartilhar “as maravilhas que chegam com a velhice” e, assim, ajudar a mudar a vida das pessoas. Durante os últimos 20 anos, foi a presidente voluntária da Assistência Social Santo Antônio (ASSA), uma associação voltada aos idosos, que fica em Cotia.    

Cláudia Grande (PSD)



Kamila Garcia (Patriota)

Kamila Garcia, 36, é candidata a deputada federal pelo Patriota. Formada em Biomedicina e empresária, ela se declara referência no empoderamento feminino, na medicina e na estética em Cotia. “Disposta a fazer a diferença no cenário político e trazer uma política com projetos sérios e visionários”, destaca. Kamila também é presidente municipal do Patriota Cotia.

 


(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA COM NOVAS INFORMAÇÕES DO CANDIDATO EDUARDO NASCIMENTO E COM INFORMAÇÕES DAS CANDIDATAS AMANDA MARIA, TODYNHA, CLÁUDIA GRANDE E KAMILA GARCIA)

Caso tenha mais candidatos na cidade que não foram inseridos aqui nesta matéria, favor mandar as informações para o e-mail cotiaecia@hotmail.com

Postagem Anterior Próxima Postagem