Tectoy demite mais de 200 trabalhadores em Cotia “sem negociar”, diz sindicato

Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região acionou o Ministério do Trabalho; veja

Fábrica da Tectoy em Cotia. Foto: Alex da Força


A metalúrgica Tectoy anunciou na segunda-feira (2) a demissão de mais de 200 trabalhadores da fábrica de Cotia. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que representa a categoria, a empresa alegou “falta de componentes”. A decisão, de acordo com o sindicato, que já acionou o Ministério do Trabalho, “foi tomada sem negociação alguma”.

“Apesar de o problema ser ocasionado por uma questão externa, ele expõe a fragilidade da produção local depender da importação, e a urgência do Brasil fortalecer a indústria nacional. Além disso, os trabalhadores, neste caso mais de 200, não podem ser deixados à própria sorte. Alguns deles, tem estabilidade”, diz a entidade em nota. [VEJA NOTA DA TECTOY NO FINAL DA REPORTAGEM].

Ainda de acordo com o sindicato, desde dezembro, a empresa tem divulgado entre os trabalhadores as dificuldades para manter a produção que se agravou com o conflito entre Rússia e Ucrânia.

“Recebemos pelos trabalhadores da Tectoy, com muita tristeza, a informação das demissões. Lamentamos a falta de diálogo da empresa com o Sindicato para que pudéssemos encontrar saídas para evitar essas demissões. São mais de 200 famílias afetadas, tristes e sofrendo com o desemprego. É uma tragédia social”, destaca o diretor do sindicato, Alex da Força, coordenador da região.

“A empresa se nega a negociar. Queremos buscar alternativas para reduzir o máximo possível os prejuízos para os trabalhadores. Para isso, já acionamos a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo”, explica o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan.

O QUE DIZ A TECTOY 

Os últimos anos foram desafiadores e a Tec Toy S.A. buscando constante evolução e melhoria para aqueles que de alguma forma se relacionam com a empresa, definiu recentemente sua reestruturação societária e manutenção exclusiva da unidade Fabril de Manaus, encerrando assim, as atividades fabris no Estado de São Paulo. No mais, em atenção a necessidade de proteção de dados, respeito e preservação dos nossos colaboradores, a Tec Toy S.A informa que não comenta providências e procedimentos internos.

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 12H04 DO DIA 04/05/2022 COM A NOTA DA TECTOY)






Postagem Anterior Próxima Postagem