Agentes de trânsito de Cotia agora aplicam multas eletrônicas em tempo real; entenda

Munidos de celulares e um aplicativo específico para o trabalho, agentes começaram a usar o talonário eletrônico já nesta segunda-feira (23)

Foto: SECOM

Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia implantou o sistema eletrônico de notificação de auto de infração de trânsito. A nova tecnologia visa otimizar a prestação dos serviços de trânsito, além de diminuir a quantidade de papel no departamento.

A partir de agora, os antigos talões de papel dão lugar a conjuntos de talonários eletrônicos, compostos por impressora, smartphone e um suporte para cinto que serão utilizados pelos agentes de trânsito.

Munidos de celulares e um aplicativo específico para o trabalho, os agentes começaram a usar o talonário eletrônico já nesta segunda-feira (23). Cada conjunto de talonário será compartilhado por dois agentes (cada um em seu turno).

A tecnologia permite que os agentes preencham os dados da infração diretamente no sistema. Há também outros campos para que o agente coloque informações sobre dados observados no momento da notificação do auto de infração.

“É um sistema que aumenta a efetividade e a segurança do agente de trânsito e dos motoristas, pois permite a inclusão de fotos e vídeos do local da infração e do veículo fiscalizado no sistema”, disse o secretário Joaquim Brechó.

Segundo a Setram, todos os agentes de trânsito passaram por capacitação para conhecerem o sistema, além disso, parte do treinamento foi em campo.

O QUE É O TALONÁRIO ELETRÔNICO

O talonário eletrônico é um dispositivo portátil que visa agregar praticidade e transparência no trabalho dos agentes de trânsito, substituindo o talão impresso tradicional de multas.

A solução dispõe de funcionalidades que propiciam emissão de notificações, multas e registro de ocorrências.

O aplicativo permite imprimir o auto da infração com a coleta da assinatura do infrator e do agente de trânsito.

Postagem Anterior Próxima Postagem